Receita do dia: Pão de Malte

Malte

O malte é um dos elementos básicos para a produção de cerveja, ele não pode faltar de forma alguma no mundo cervejeiro, afinal a bebida sagrada se dá através de Água + Malte + Lúpulo + Levedura = Cerveja. O ele é um cereal germinado e depois ressecado. Existem vários tipos de maltes, entre eles o de trigo, cevada, centeio. O produto é designado simplesmente malte quando obtido da cevada. Quando obtido de outro cereal será designado pela palavra malte acrescido do nome do cereal. Exemplo: Malte de Trigo, Malte de Milho, etc.

Sua principal função é fornecer açúcares e nutrientes que servirão de alimento ao fermento (leveduras) produzindo álcool, gás carbônico, e outros tantos subprodutos da fermentação da cerveja. Além disso, a composição de maltes utilizados na formulação da cerveja vai proporcionar aromas e sabores característicos, além de influenciar na cor da bebida.

Mas hoje, não é só produzir cervejas, é necessário pensar e desenvolver ações éticas e práticas que preservem o meio ambiente, a sociedade e a economia como uma forma de amenizar e reduzir os resíduos dentro das cervejarias. Assim como nas grandes indústrias, as microcervejarias e os homebrew, também geram resíduos orgânicos sólidos, que devem receber tratamentos adequados para não degradar o meio ambiente. 

Com a expansão do setor de cervejas, mestres cervejeiros e chefs vêm apresentando soluções simples para o reaproveitamento do bagaço do malte, mostrando que pequenas atitudes renovam a consciência cervejeira. Para hoje, vamos ensinar a fazer um pão de malte de cevada reaproveitando o malte da nossa produção junto com a Cervejaria Voltz.

Pão Cervejeiro

paao

Ingredientes:

300 g de Malte de Cevada Moído
800 g de Farinha de Trigo
4 colheres de Mel
1 colher de açúcar
1 sachê de fermento biológico seco
1 colher de Sal
350 ml de leite
1 colher de manteiga
1 gema de ovo
1 colher de chá (de café coado)

Modo de preparo:

Triture o bagaço do malte no liquidificador/processador, até ele apresentar um consistência mais fina. Em um recipiente prepare a esponja de fermento para a massa. Acrescente: 1 colher de açúcar, ½ sachê de fermento biológico, 3 colheres de farinha de trigo e 20 ml de leite morno. Misture e deixe o fermento desenvolver.

Misture a 400 g de farinha de trigo peneirada com o malte, o restante do sachê de fermento, o mel e o sal. Dissolva a manteiga no leite morno e vá adicionando aos poucos na massa, até obter uma massa homogênea.

Sove a massa. O ponto ideal que você quer chegar é que a massa fique fofa, lisa e homogênea, não pegajosa. Se sentir alguma superfície pegajosa adicione mais um pouco de farinha nela. O ideia é que ela fique elástica, quase como uma borracha. Se você apertá-la com a ponta do dedo, ela deve logo voltar.

Deixe a massa descansar por cerca de 10 minutos. Coloque-a em um recipiente cubra com um pano. Depois deste tempo, a massa desenvolver e crescer. Acrescente a esponja e vai misturando aos poucos o restante da farinha. Misture e sove novamente a massa até ela se apresentar lisa, homogênea e foda. Deixe descansar por cerca de 45 minutos.

Preaqueça o forno a 250°C, neste meio tempo unte a formas que serão utilizadas para assar. Unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo.

Após o tempo de descanso da massa, modele do tamanho desejado e disponha nas formas. Fiz dois pães estilo de forma, uma bisnaga e modelei pães para hambúrguer. #DICA nos pães para hambúrguer modelei colocando azeitonas sem caroço no meio (tipo muitas, rs). Pincele os pães com a gema batida com a colherzinha de café e leve ao forno por cerca de 60 minutos.

pao
H
armonize!
Cerveja Calúnia da Krug bier

Anúncios

Uma resposta para “Receita do dia: Pão de Malte

  1. Pingback: Desperdício, vamos falar sobre? – Ingrediente da Vez·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s