Pausa para o café | SIC 2016 começa hoje

Capital mineira recebe maior evento de café do Brasil

Entre os maiores encontros da cadeia produtiva de café no Brasil, a Semana Internacional do Café (SIC 2016) começa nesta quarta-feira, 21, reunindo no Expominas, os maiores produtores, apreciadores e apaixonados pelo grão.

Em sua 4ª edição, o SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação das qualidades dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor, que entre 2016 e 2017 tem uma taxa de expansão prevista para 2,9% no consumo interno, e 1,9% no mundo. Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, o café tem importância social e econômica enorme, que dispensa comentários. “Só em Minas, é responsável por 49% dos empregos na agricultura e tem impacto em mais de 500 municípios”. Para ele, o evento mostrará a produção da fazenda até a xícara, o que é muito importante para que os cafeicultores saibam o que acontece com o café no mundo e a cadeia de agregação de valor que ocorre. “A iniciativa preenche essa lacuna de dar mais autonomia ao cafeicultor, empoderar e levar alegria”, destaca Filho.

Durante os dias 21, 22 e 23 haverá uma extensa programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, cursos, concursos, sessões de cupping (prova de cafés), divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação, Negócios & Empreendedorismo.

A Semana Internacional do Café 2016 abriga ainda 11ª edição do Espaço Café Brasil, maior feira brasileira do setor e o concurso Coffee of the Year Brasil, responsável por eleger o melhor café do país nesta safra. Além disso, o projeto Café da Semana, que deu início à programação da SIC em 23 de agosto, termina na sexta-feira: 16 cafeterias da cidade apresentam aos clientes cafés cultivados nas cinco grandes regiões produtoras de Minas Gerais (Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas) e os diferentes métodos de preparo.

Programação completa no site: SIC 2016

Semana Internacional do Café 2016

A Semana Internacional do Café (SIC) 2016 é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa). Realizada no Expominas, o evento reúne toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. A estimativa é de que essa quarta edição do evento gere em torno de R$ 27 milhões em negócios, valor 8% superior ao registrado no ano passado. São esperados 14 mil visitantes e 165 marcas expositoras. Durante a SIC, ainda é realizada a maior feira do segmento, o 11º Espaço Café Brasil.

giphy

Semana Internacional do Café
Dias 21,22 e 23 de setembro
Horário: das 11h às 20h
Local: Expominas BH – Avenida Amazonas, 6.030, Gameleira. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s