Hoje não é sexta-feira, mas também é Dia da Maldade

Aguardente, pinga, água que passarinho não bebe e branquinha são alguns dos nomes dados a cachaça, a bebida tipicamente brasileira que recebe na data de hoje, um dia único e exclusivo para ela.

O Dia Nacional da Cachaça foi criado em 2009, durando o Expocachaça, pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibraca), e a data 13 de setembro foi escolhida, levando em conta um episódio ocorrido há mais de três séculos. Segundo o presidente do Ibrac, Vicente Bastos, durante o século XVII, fazendeiros e produtores do destilado se uniram para brigar contra a proibição e comercialização da bebida popular, imposta pela coroa portuguesas, resultando na Revolta da Cachaça.

Naquela época, a coroa portuguesa tinha como objetivo substituir a cachaça pela bagaceira, uma bebida típica europeia. Mas finalmente, no dia 13 de setembro de 1661, a fabricação e a venda da cachaça foram liberadas. E nos dias de hoje, a Cachaça é uma bebida nacional do Brasil por decreto Federal, com mais de 40.000 produtores e é também, Patrimônio Cultural de Minas Gerais por Lei Estadual.

Aqui em Minas Gerais, existe um dia especifico para a comemoração da bebida produzida em terras mineiras. Todo dia 21 de maio, desde 2001 quando o então governador Itamar Franco assinou a Lei nº 13949/2001, que regulamenta a produção da cachaça em Minas Gerais. A data foi escolhida por marcar o início da safra da cana-de-açúcar em nosso Estado, que concentra a maior quantidade de produtores de cachaça artesanal do Brasil.

Tem cachaça na comida! Veja como utilizar a bebida na hora de preparar seus pratos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s