Festejando a Gastronomia

Aqui em Minas o que não falta é festa com a cultura gastronômica local

Conhecida mundialmente pela hospitalidade e por sua incomparável gastronomia, Minas Gerais é contemplada com festivais gastronômicos durante todo o ano, onde é possível encontrar comida de raiz, ‘mineirices’ e simpáticos mineiros. Sim! Daqueles bons de prosa.

Quando Tonico e Tinoco cantaram “Oh, Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais”, estavam cheios de razão. Em Minas, você pode festejar: milho, morango, pequi, vinho, queijo, biscoito, carne, banana, jabuticaba, ora-pró-nobis, café, cachaça entre outros produtos típicos mineiros.

 Segundo a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR), a primeira imagem que vem a cabeça quando se fala de Minas é Gastronomia. “Com 33% do total de citações, a gastronomia é um dos pontos fortes na visão dos visitantes. Os produtos gastronômicos mais lembrados são queijo, pão de queijo, cachaça e doce de leite”, destaca a SETUR que completa, “A gastronomia traduz a história de Minas Gerais, nos aspectos da tradição, dos quintais e do aconchego.”.

Pesquisa realizada em 2012, pelo Ministério do Turismo revela que a gastronomia está cada vez mais presente no turismo brasileiro. “O número de viajantes que arrumam as malas com destino a um dos mais de duzentos festivais gastronômicos que ocorrem todo ano pelo país é cada vez maior. Os gastos com alimentação estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, atrás apenas do transporte.”.

O setor de alimentação na economia do turismo formal em Minas Gerais representava 42,4% de todos os outros estabelecimentos no ano de 2014. Desde 2006 tal representatividade cresceu 30,9% – a maior entre as 6 categorias de turismo. Já o número de empregados também no setor de alimentação representa 35,5% do total, tendo apresentado a maior variação: 30,3% desde 2006“. Dados da Setur – pesquisa de Turismo realizada em 2014.

 De janeiro a dezembro, festas, encontros gastronômicos e festivais são realizados em diversos municípios mineiros, que atraem grande número de visitantes nacionais e do próprio Estado. Programe-se para os próximos eventos:

18/09
Festa do Rocambole
Lagoa Dourada


A quitanda preparada basicamente com: farinha, ovos e açúcar recebe os mais diversos recheios na cidade de Lagoa Dourada. Conhecida na região como a cidade do rocambole, cozinheiros e quitandeiras realizam no domingo, 18, a Festa do Rocambole e Mostra Cultural, na Praça Irmã Gabriela, no Centro, a partir das 10h. Praça ocorrerá degustações, vendas e exposições dos doces aos amantes da gastronomia local.

24 e 25/09
Festival da Banana de Ravena
Sabará

Sabará se torna a terra da banana. Cerca de 3 mil pessoas devem passar pela Praça Nossa Senhora da Assunção no distrito de Ravena, entre os dias 24 e 25, onde ocorre o 8º Festival da Banana.

São dois dias de festa, com música ao vivo, exposição e venda de produtos elaborados com a fruta, além de artesanato confeccionado na região, feito com a palha da bananeira.

Com diversidade de guloseimas em barracas, os visitantes poderão degustar e levar para casa delícias como banana chips, bolos, cupcakes, choconana (chocolate com recheio de banana), bananada, bolos diversos, fruta in natura, além é claro de pratos como pastel de umbigo de banana com carne moída, farofa e tropeiro de banana com bacon, que prometem conquistar até o mais exigente paladar.

Data: 24 e 25/09
Local: Praça Nossa Senhora da Assunção, Ravena, Sabará.
Horário: Sábado, de 13h às 22h. Domingo, de 13h às 22h.

24 e 25 de setembro
Festival Fartura
Belo Horizonte

A capital dos bares ganha um motivo a mais para festejar a cultura gastronômica. Entre os dias 24 e 25 de setembro, ocorre a terceira edição do Festival Fartura BH. Dois dias para você provar os melhores sabores do Brasil. Para quem gosta de comer bem, ouvir uma boa música e se divertir esse é o Festival certo.

Já estão confirmados na programação de BH os chefs Leo Paixão (Glouton, Belo Horizonte, MG), Silvana Watel (Au Bon Vivant, Belo Horizonte, MG), Agenor Maia (Olivae Restaurante, Brasília, DF), Daniela Martins (Lá em Casa, Belém, PA) e Americo Piacenza (Cantina Piacenza, BH, MG).

Festival Fartura BH 2016
Data: 24 e 25 de setembro
Horário: Sábado, de 12h às 22h. Domingo, de 12h às 20h.
Local: Praça José Mendes Júnior (ao lado do Palácio da Liberdade)

Mixbeer
Festival de Cervejas Especiais & Queijos

O festival é uma plataforma de oportunidades de negócios e de investimentos no setor cervejeiro do Estado de Minas Gerais que visa o encontro de indústrias e produtores nacionais e internacionais com o mercado consumidor em potencial, levando ao conhecimento do público a cultura cervejeira e a variedade de estilos e tipos do segmento.

Em sua 4a edição o evento promove o Festival de Cervejas Especiais junto com a Estação do Conhecimento e do Empreendedorismo Cervejeiro, possibilitando ao público a escolha entre o festival e 2 eixos temáticos. O Eixo 1 contém atividades (palestras, workshops, painéis, talk show, dentre outras atividades) direcionadas ao público apreciador de cerveja que almeja mais conhecimento sobre o universo da bebida e o eixo 2 é focado em empreendedorismo cervejeiro com abordagem para quem quer empreender ou já é um empreendedor cervejeiro e busca mais informações para inovações.

Nesta edição, o festival conta com 10 cervejarias, 5 pontos de alimentação, produtos artesanais, empresas de serviço, equipamentos e insumos, djs e shows num ponto super agradável e também central em Belo Horizonte: o espaço de eventos do Hotel Mercure, no bairro de Lourdes.

Data: 24 de setembro
Local: Espaço de eventos do Hotel Mercure
Horário: De 12h00 às 22h00

gastronomia-2014-ok-inforgrafico-1

Leia mais: Gastronomia de Minas Gerais recebe incentivo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s