KÜD: a cervejaria mais rock’n’roll da cidade

Fotos Ingrediente da Vez

Fotos Ingrediente da Vez

Cervejaria KÜD

Idealizada em 2008 por quatro amigos, Bruno Parreiras, Roque Santos, Matheus Quirino e Alencar Barbosa a KÜD nasceu oficialmente apenas em 2010, ano em que os cervejeiros conseguiram excelentes resultados com a cerveja Kashmir, uma India Pale Ale (IPA), conquistando o 1º lugar no Concurso Sul-americano de Cervejas Caseiras, realizado em Santa Fé, na Argentina.

Segundo Parreiras, tal reconhecimento os motivou ainda mais a darem início a Cervejaria Küd que tem o nome inspirado nas letras iniciais de Krieg Über Durst, que significa a ideia de guerra contra a sede em alemão, “Essa frase significa a nossa ousadia na busca de matar a nossa sede e a dos nossos clientes com produtos inovadores e de qualidade”, destaca o cervejeiro.

Aficionados e apoiados pela Acerva Mineira, o cervejeiro ressalta a sua paixão em levar o movimento para frente, “Buscamos sempre promover a cultura cervejeira em todos os níveis. Você pode ver pelas constantes referências musicais que tem tudo a ver com os diferentes estilos de cerveja que criamos. A música também é nossa inspiração”, conta.

Apaixonados por cerveja e rock, os rótulos da Cervejaria são inspirados nos grandes clássicos do gênero e os toneis de fabricação recebem nomes de bandas como Pink Floyd, AC/DC, Iron Maiden entre outros. Para o jovem, a filosofia da cervejaria é baseada em três princípios: “Qualidade nas cervejas, busca pela excelência no atendimento e inovação”.

Hoje, a KÜD tem capacidade para produzir 18 mil litros, que variam entre sazonais e a linha de cervejas que já são um sucesso em Minas, veja a descrição de cada uma delas:

Tangerine (uma das preferidas aqui do Ingrediente da Vez) – Do estilo Witbier ela é uma cerveja refrescante, de cor pálida e de carbonatação média-alta. Produzida com maltes de trigo e cevada, além do lúpulo, leva ainda cascas de laranja e sementes de coentro em sua receita. A Tangerine recebeu este nome pelo seu caráter cítrico e pela leveza de sua receita, que combina exatamente com a característica do estilo.

Detalhes: Graduação Alcoólica de 5.5% – Amargor: 18 IBU. Harmoniza bem com entradas com peixes e frutos do mar, comida japonesa, omeletes leves e quiche de queijo. Copo ideal para consumo: Tumbler; Temperatura ideal: Entre 5 a 7°C

God Save the Queen – De inspiração inglesa, a típica Pale Ale de corpo médio com presença de lúpulo moderada possui como principal característica é seu alto drinkability. A God Save the Queen é uma referência direta ao estilo Pale Ale, que é um dos estilos mais populares em terras inglesas

Detalhes: Graduação Alcóolica de 5,3 % – Amargor: 20 IBU. Harmoniza bem com carne assada, carpaccio, coelho, pizza calabresa e hambúrguer. Copo ideal para consumo: Pint; Temp. de serviço: Entre 5 a 7°C

Kashmir – India Pale Ale que representa o melhor do estilo inglês. Tem coloração avermelhada, aroma e amargor acentuados. O estilo IPA teve origem na época da colonização da Índia pela Inglaterra, por este motivo saúda e carrega no nome a região da Caxemira, na Índia.

Detalhes: Graduação Alcóolica: 6,8 % – Amargor: 45 IBU. Harmoniza com carne assada, filé mignon, salmão grelhado e nachos; Copo ideal para consumo: Caldereta; Temperatura de serviço: Entre 5 a 7°C.

Ruby Tuesday – Nossa ESB, ou Extra Special Bitter, passa pelo processo de dry hopping para evidenciar as características do lúpulo. A ESB é uma variação do estilo English Pale Ale dada a maior adição de lúpulo, mas ao contrário de um forte amargor, a ESB mostra ótimo equilíbrio com o malte.

Detalhes: Graduação Alcóolica de 5,8 % – Amargor: 35 IBU. Harmoniza perfeitamente com Fish & chips, carpaccio, coelho, carne de porco e churrasco; Copo ideal para consumo: Pint / Mug; Temperatura ideal: Entre 12 a 14°C.

Smoke on the Water – Uma Smoked Ale produzida com malte defumado, o que aporta aroma e sabor característicos. Nenhum nome seria mais apropriado para remeter o aroma defumado que exala dessa deliciosa Smoked Ale.

Detalhes: Graduação Alcóolica de 6,7 % – Amargor: 25 IBU. Harmoniza com churrasco, feijoada, carne de porco, javali, molho barbecue, bacon e defumados em geral; Copo ideal para consumo: Tulipa; Temperatura ideal: Entre 12 a 14°C

Blackbird – Cerveja do estilo Black IPA que leva quatro maltes e quatro estágios de lupulagem e é a primeira Black IPA do Brasil. Forte, de paladar marcante e ótimo amargor. Sua receita foi especialmente pensada para reverenciar este estilo que não podia ter outro nome.

Detalhes: Graduação Alcóolica de 8,3 % – Amargor: 75 IBU. Harmoniza bem com carne vermelha grelhada, javali e sobremesas à base de chocolate amargo; Copo ideal para consumo: Caldereta; Temperatura ideal: Entre 8 a 12°C.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mercado Cervejeiro

Questionados em relação ao Mercado Cervejeiro, como eles vem a cena cervejeira nacional e de como a KÜD está inserida neste mercado, Parreiras é enfático: “A Cena cervejeira está fervendo!” Segundo ele, de um ano para o outro, houve um crescimento de cinco micro cervejarias para mais de 30 registradas no MAPA. “Aqui em minas! Imagina isso no Brasil”, ressalta.

Para ele a cada dia está aparecendo novas cervejas. “Agora, os cervejeiros caseiros, estão se arriscando e se tornando cervejeiros ciganos, e isso está impulsionando ainda mais a cena nacional com inovações e muitos lançamentos”, explica Bruno, que completa “Dentro deste cenário, tentamos apoiar ao máximo os novos cervejeiros e cervejarias, damos apoio aos cervejeiros ciganos que nos procuram”.

A KÜD ajuda quem está começando tendo em mente a sua responsabilidade em continuar atendendo ao seu público. “Para que não haja quebra de fornecimento de nossas cervejas no mercado, buscamos sempre equilibrar nosso desejo de lançar novos rótulos com a estabilidade de atender bem o mercado”, frisa.

“Quando criamos uma cerveja, buscamos encantar inicialmente o cliente através de um trabalho bem feito com os rótulos das cervejas onde tentamos transmitir a ideia de um produto de qualidade associando de cara a cerveja com a alma roqueira”, conta o cervejeiro.

Aniversário da Cervejaria KÜD será festejado na Feira Experimente

Neste final de semana, a Feira Experimente traz a edição especial Biergarten Küd em comemoração aos 8 anos de KÜD. O espaço em que hoje, mensalmente, ocorre a feira, era o ponto de encontro anual de comemoração do aniversário da cervejaria mais rock’n roll do Jardim Canadá. E é por isso que pela segunda vez o Experimente comemora em sua edição de Setembro o Biergarten da Küd.
Para comemorar o seu aniversário, a cervejaria traz o tema Biergarten, expressão de origem alemã e significa “jardim das cervejas”. O termo refere-se a áreas amplas e abertas, geralmente com muita área verde e vegetação, com grandes mesas usadas para happy hours, encontros e conversas regadas a boas cervejas.


Informações: Feira Experimente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s