Os #porcosdeminas são destaque no Circuito Aproxima

Festival gastronômico reúne paixões mineiras entre os dias 17 de junho e 10 de julho

Ao todo, 40 bares e restaurantes da capital mineira participarão da terceira edição do Circuito Aproxima, que começa nesta sexta-feira, 17, e que traz como proposta a valorização e o resgate de elementos da gastronomia mineira – como a carne suína, rainha desta edição.

A novidade deste ano é a harmonização de todos os pratos com as cervejas artesanais da Krug Bier. Segundo o sócio diretor da cervejaria Herwing Gangl, a gastronomia mineira oferece diversos ingredientes que casam perfeitamente com a bebida. “Antes só ouvíamos falar da harmonização com vinhos. Mas agora, é cada vez mais comum a harmonização com cervejas.”, destaca Gangl.

Circuito Aproxima

Durante 4 dias, os melhores restaurantes, cafés, quitandas, hamburguerias, pizzarias e sorveterias de Belo Horizonte e região se unem para promover a gastronomia mineira. Cada estabelecimento desenvolve um prato com pelo menos um ingrediente local, levando aos clientes mais conhecimento sobre a cultura gastronômica de Minas Gerais.

O ingrediente da vez desta edição é a carne de porco. Segundo o idealizador do Circuito, Eduardo Maya, a escolha do ingrediente se deu pela relevância da carne suína na cultura gastronômica mineira. Para valorizar ainda mais as tradições regionais, serão priorizados produtores artesanais mineiros e todos os pratos, além da carne de porco local, vão conter algum ingrediente típico de Minas Gerais.

Os pratos especiais do Circuito Aproxima são servidos nos próprios estabelecimentos. Isto contribui para ampliar o alcance desta cultura de valorização dos produtos mineiros e para incentivar que chefs e cozinheiros se apropriem cada vez mais daquilo que é produzido localmente. Veja a lista dos participantes aqui

IMG_7315

Leitão na brasa ou o que sobrou dele na festa de lançamento do Circuito Aproxima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s