‘Trem’ também pode ser uma Cervejaria

Há três anos, a parceria entre os irmãos Filipe e Fernando Mazzini e o amigo Pedro Serpa vem produzindo bons frutos ou em outras palavras, bons golos. É que os amigos vêm combinando durante estes anos, três ingredientes básicos que não tem como dar errado: água, malte e lúpulo.

Desta parceria surgiu a Cervejaria Trem – hoje localizada no município de Capim Branco, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo Fernando, eles iniciaram a produção de forma caseira em Nova Lima. “Após adquirimos uma panela de 50 litros da Master Bier, produzimos cerca de 100 litros/mês. Após evoluirmos nessa arte de fazer cerveja em casa e verificarmos que havia entre nossos amigos demanda pelas cervejas que produzíamos, iniciamos a produção comercial das nossas receitas mais pedidas”, conta.

“Optamos por produzir de forma “cigana”, quando se aluga a capacidade ociosa de uma fábrica. Em Novembro de 2015 fizemos nossa primeira produção em escala comercial, 500 litros, na Cervejaria Trovense, em Contagem”, destaca Mazzini, que após a aprovação e aceitação do público migrou a cervejaria para uma fábrica com maior capacidade, fechando uma parceria com a Artesamalt, em Capim Branco, onde estão hoje.

Cervejaria Trem destaca nos rótulos estações ferroviárias e locomotivas brasileiras

unnamed

“Cada cerveja leva o nome de uma locomotiva ou estação ferroviária de relevância na história do Brasil.”, ressalta Fernando que completa, “Os rótulos trazem o detalhe histórico do nome e características sensoriais das cervejas. Por enquanto, a produção é de dois estilos de cerveja, uma Summer Ale que é uma cerveja leve, refrescante, de baixo corpo e com aromas cítricos e a outra uma American Ipa que já é uma cerveja mais encorpada, com sabor mais complexo,  amarga e também com aromas cítricos”, explica Mazzini.

Summer Ale – Pacabaíba

A bebida recebe este nome em referência a primeira estação ferroviária do país construída em 1854, pelo Barão de Mauá, localizada na Bahia de Guanabara. O nome Pacobaíba, vem do Tupi-Guarani e significa bananeira.

American IPA – Pirapama

A Cerveja Pirapama recebe referência a uma das estações da estrada de ferro Vitória x Minas, construída em 1927, com o objetivo de transportar as culturas ao longo do vale do Rio Doce e posteriormente minério de ferro. Assim como Pacobaíba, o nome Pirapama vem do Tupi-Guarani e significa peixe bravo.

12698719_1706309329583359_4919950222874053681_o

Cervejas Trem| Foto: Divulgação

Ficou curioso para provar as Cervejas da Trem e ver se o Trem é bom mesmo? Fique ligado, você pode degustar as cervejas na próxima Feira Experimente, que ocorre neste fim de semana, 11 de junho, no Jardim Canadá – na Praça 4 Elementos – os meninos são os convidados da edição deste mês.

Fotos: Divulgação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s