Ingrediente da Vez: Alho

IMG_0973
Uma das primeiras plantas cultivadas pelo homem. Símbolo da vida e das virtudes foi utilizado até como moeda de troca. Existem infinidades tanto na culinária como para fins medicinais, o alho é ingrediente básico de molhos, muitas vezes faz par com a cebola em várias preparações. Atualmente, a China, Coreia do Sul, Índia, Espanha e Estados Unidos estão entre os principais produtores comerciais de alho.

Em relação a sua origem há controvérsias, há relatos de sua origem há cerca de seis mil anos. Estudos indicam que o ingrediente tenha sido descoberto na Ásia, mais especificadamente no deserto da Sibéria, de onde teria sido levado para o Egito. Existe variedades de alho  e você descobrir uma a uma aqui: Allium. No Brasil, o alho é utilizado mais para temperar receitas e vez ou outra como Ingrediente Principal.

Como comprar: as cabelas devem ser redondas, uniformes, cheias e com a parte exterior sem marcas ou manchas. Os dentes devem ser grandes, firmes e unidos. Evite comprar cabeças de alho com dentes soltos, moles e murchos.

Como armazenar: o alho deve ser guardado em lugar fresco, seco e levemente arejado. Caso contrário eles irão mofar e murchar.

Erros ao utilizar o alho: o aromo do alho é um dos mais marcantes em uma cozinha. O erro mais comum é cozinhá-lo em fogo alto, queimando-o rapidamente. 

Dicas de como utilizar: Uma opção para amenizar o sabor do alho é fervê-lo em água. Isso preserva sua forma e deixa o sabor mais delicado. Assar o alho no formo é outra forma de potencializar seu sabor e aroma e conferir uma cor caramelo.


Leia também: Alho Negro

Fundo de legumes: utilize a cabeça de alho cortada ao meio com casca e cozinhe com legumes. Confere sabor e aroma ao fundo.

Picado: dentes de alho picado sem casca bem picado podem ser refogados junto com a cebola na manteiga ou no azeite na preparação de risotos, massas, arrozes e para saltear legumes.

Assado: use a cabeça inteira do alho, sem separar os dentes e com um corte de faca na ponta. Tempero o alho com sal, azeite e ervas e leve para assar. O alho neste processo de cocção adquire um sabor mais adocicado.

Caramelizado: dentes de alho sem casca cozidos em um caramelo de açúcar e vinagre balsâmico.

Frito: na finalização de um prato ou salada.

Anúncios

2 Respostas para “Ingrediente da Vez: Alho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s