Boeuf Bourguignon

Boeuf Bourguignon

O prato do dia utiliza ingredientes simples, que lembram o nosso famoso picadinho de carne de panela, com a diferença da complexidade aromática e dos sabores do prato. Na verdade cada um tem a sua receita, em geral receitas de família. É considerado um prato popular na França.

IMG_4941

Ingredientes:

300g de carne de boi em cubos
2 colheres de azeite
50g de bacon picado
1 cenoura em rodelas
1 cebola picada
Sal e pimenta do reino
250 ml de vinho tinto
500 ml de caldo de carne
1 colher de extrato de tomate
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 ramo de tomilho
100g cogumelo paris
150g de mini cebolas
1 colher de manteiga

Modo de preparo:

Corte a carne em pedaços grandes e seque em papel toalha ou em um pano de prato limpo. Numa frigideira, coloque 1 colher de sopa do azeite e frite o bacon. Quando o bacon estiver frito, retire, escorra em papel toalha. Reserve. Na mesma gordura, frite os pedaços de carne. Retire a carne da frigideira e coloque-a no recipiente que levará ao forno, reservando a gordura. Na mesma gordura, doure as cenouras e a cebola picadas.Depois acomode sobre a carne reservada. Coloque tudo que já foi preparado sobre a carne, tempere com sal e pimenta a gosto.

Polvilhe a farinha de trigo, misture e leve ao forno pré-aquecido em temperatura baixa por 5 minutos. Retire do forno, misture e volte para forno por mais 5 minutos. Retire do forno, acrescente meia quantidade de vinho tinto e de caldo de carne. ATENÇÃO: Precisa cobrir a carne. Acrescente o extrato de tomate, o alho, as folhas de louro e o tomilho seco.

Misture e espere levantar fervura, tampe e leve ao forno pré-aquecido em temperatura baixa por aproximadamente 2 horas. Enquanto isso coloque azeite e a manteiga numa panela e passe os cogumelos cortados grosseiramente por 7 minutos. Reserve. A seguir, na mesma frigideira, coloque mais azeite, manteiga e frite as cebolas inteiras por 10 minutos. Acrescente o restante do vinho tinto e caldo de carne, sal e pimenta. Tampe a panela e deixe cozinhar até caramelizar as cebolas.

Passadas às duas horas, retirar do forno e levar ao fogão. Retire o excesso de gordura acumulado com uma escumadeira, acrescente os cogumelos, as cebolas inteiras, misture bem e é só servir com um arroz branco.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Uma resposta para “Boeuf Bourguignon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s