Buenos Aires será a Capital Ibero-Americana de Cultura Gastronômica em 2017

A cidade de Buenos Aires foi nomeada na segunda-feira, 28, como a Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica de 2017 “pela criatividade e qualidade de sua culinária”.

A designação foi anunciada ontem na Usina da Arte pela secretaria de Turismo da cidade, junto às Academias Argentina e Ibero-Americana de Gastronomia e ao Ministério do Turismo da Argentina. Com essa noticia, a cidade argentina realizará durante o ano de 2017, diversas atividades voltadas a experiências gastronômicas. Rafael Anson chefe da Academia Latino-Americana de Gastronomia ressaltou a importância da gastronomia para o turismo dando valor a partilha da mesa que transmite a cultura de um lugar através da cozinha.

Para o chef de governo portenho, Horacio Larreta, a escolha da cidade foi “justa e oportuna”, já o Ministro de Turismo argentino, Gustavo Santos, acredita que a cidade tem possibilidades de mostrar ao mundo seu potencial gastronômico.  

A cidade espanhola de Mérida é a atual Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica, enquanto Guanajuato, no México, ostentou o posto em 2015 e Córdoba, na Espanha, em 2014.

Proteger cozinhas nativas

A Academia Latino-americana de Gastronomia visa “promover a investigação, divulgação e proteção de cozinhas e características das diferentes regiões e povos latino-americanos atividades gastronômicas e cuidados para a pureza de suas tradições, apoiar a modernização e promover ações abrangentes sobre cooperação e solidariedade internacional.

admin-ajax

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s