Geleia de Pimenta

Fotos: Ingrediente da Vez

Em produção – Geleia de Pimenta. Fotos: Ingrediente da Vez

Ingredientes:
4 Pimentas Dedo de Moça
400 ml de Suco de Laranja
2 Xícaras (chá) de Açúcar
1 e ½  Maçã ralada s/ Casca
2 dentes de alho
Sal a gosto

Modo de preparo:

Higienizar as pimentas e secá-las no papel toalha. Corte as pimentas dedo de moça ao meio e remova as sementes, pique em pequenos cubos e reserve. 

Em uma panela adicione: 400 ml de suco de laranja, 2 xícaras de (chá) de açúcar, as pimentas dedo de moça picadas, 1 e ½ maçã ralada sem casca, os 2 dentes de alho inteiro e sal a gosto.

Misture bem até diluir o açúcar, pare de misturar e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 25 minutos ou até ficar em ponto de geleia- não esqueça descartar os dentes de alho antes de guardar. A geleia fica ótima em torradas e no pão de queijo ❤

O ponto certo: O que dá consistência à geleia é uma substância chamada pectina, encontrada naturalmente nas próprias frutas (em especial nas cítricas – por isso o suco de laranja), e liberada pouco a pouco durante o cozimento, encorpando a mistura e deixando-a gelatinosa. Para saber se o tempo de cozimento, tire uma colher (sopa) de geleia da panela e disponha sobre um prato limpo. Passe o dedo riscando a geleia ao meio: se a mistura depois de separada unir-se novamente, ainda não está no ponto.

Passo a passo para esterilizar o recipiente: Ferva o vidro e a tampa (se não for de plástico) em uma panela grande o suficiente para que ele fique submerso por inteiro. Se a tampa for de plástico, lave bem e escalde, mas não ferva mergulhada em água para evitar a liberação de toxinas. Na hora de retirar o vidro, nada de usar as mãos: use uma pinça, também esterilizada. Não utilize panos ou papéis para secá-lo: vire-o de cabeça para baixo sobre um pano limpo e seco, e deixe secar por bastante tempo. Assim o ar não contamina o interior.

Conservação:
Depois de pronta, guarde em um pote de vidro limpo com tampa e mantenha na geladeira. Coloque uma etiqueca com a data da preparação. Para preservá-las ao máximo, na hora de servi-las não introduza talheres sujos, não fique tirando e voltando o vidro à geladeira toda hora (a variação de temperatura prejudica os ingredientes) e não esqueça os potes destampados por muito tempo para evitar a proliferação de micro-organismos. Tomando os cuidados necessários elas duram de 15 dias a 2 meses.  

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s