Salada de fava

Feijão-de-lima, fava-belém, feijão-farinha

“Feijão-de-lima ou fava-belém, feijão-farinha e mangalô-amargo. São originárias da Guatemala e, em espanhol, respondem por judia-lima. Diferente das favas, não se dão bem em climas frios e por isto, aqui no Brasil, são cultivadas principalmente nos estados do Nordeste e os grãos, geralmente achatados, são de forma, tamanho e padrão variados. A planta é muito rústica e, embora os grãos tenham um certo grau de amargor, relacionados à substância que produz ácido cianídrico, como acontece nas mandiocas, se preparados corretamente são cremosos, saborosos e fazem deliciosos ensopados e saladas. O segredo é reidratar em água, escorrer, aferventar em água limpa, jogar fora e colocar água quente nova. Há trabalhos recomendando fazer isto umas cinco vezes, mas eu apenas deixei de molho durante a noite, aferventei uma só vez antes do cozimento com a água definitiva e, no final, não havia mais sabor amargo algum”. Fonte: come-se

IMG_3851

Salada simples de Favas

Ingredientes:
2 xícaras de fava
10 tomates uva/cereja
8 folhas de hortelã
1 cebola roxa (média) picada
4 colheres de chá de Azeite
1 colher de chá de Orégano
5 colheres de Molho de soja
Cebolinha
Sal

Modo de preparo:

Hidrate as favas (O segredo é reidratar em água, escorrer, aferventar em água limpa, jogar fora e colocar água quente nova.) Após este processo cozinhe as favas na panela de pressão por cerca de 20 minutos após ter iniciado a pressão.  Atente-se: as favas não devem cozinhar muito para não desmanchar. Escorra a água, lave as favas com água corrente e reserve.

Corte os tomates em quatro pedaços, pique a hortelã e a cebolinha em fatias finas e corte a cebola em pequenos cubos. Misture os ingredientes com as favas, temperando com o azeite, o molho de soja e as ervas frescas e desidratadas e acerte o sal. Sirva acompanhada de salada de folhas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s