Tiramisù


O ingrediente principal da receita de hoje é o creme de Mascarpone. Ele é um queijo Italiano, suave, com cerca de 60% a 75% de gordura. Tem sabor delicado, textura cremosa de cor branca. 

O Tiramisù foi inventado na região da Toscana. O doce é visto por aqui como um pavê, com creme de Mascarpone, vinho marsala, biscoito de champagne molhado no café, cacau em pó ou chocolate em barra, tudo disposto em camadas.

Diz a lenda que a sobremesa surgiu nos prostíbulos da Itália. Era comum que as cortesãs servissem o doce para os rapazes em suas visitas. Rica em ovos e café, a sobremesa carrega a fama desde então de ser extremamente afrodisíaca. Para a receita ensinamos o método tradicional e damos a opção de preparar o mascarpone e o biscoito de forma caseira.  

Tiramisú

Ingredientes:

1 unidade de Clara de ovo
4 unidades de gema
100g de Açúcar refinado
100ml de água
220g de mascarpone ou 150g de Cream cheese.

Montagem:                                        

150g de Biscoito champagne
Café amargo (para umedecer os biscoitos)
Licor de Café ou Grappa (para umedecer os biscoitos)
Cacau em pó                    

Modo de preparo:

Batas as claras em neve, acrescente as gemas, faça uma calda com o açúcar e a água, adicione a calda a 105°C sobre a mistura de ovos batendo sempre. Aumente a velocidade e bata até esfriar. Retire da batedeira e incorpore o mascarpone.

Montagem. Faça camadas de creme e biscoito umedecido em mistura de café e licor e termine com o creme, polvilhe o cacau por cima e leve para gelar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Queijo Mascarpone
(caseiro)

Ingredientes:
1 litro de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de suco de limão

Modo de preparo:

Em um recipiente pequeno, esprema o limão e coe com uma peneira. Reserve. Em uma panela coloque o creme de leite fresco e leve ao fogo baixo até começar a formar bolhas nas laterais, mexendo sempre para não queimar no fundo. ATENÇÃO, não deixar ferver o creme de leite, quando surgirem às primeiras bolhas, retire do fogo e acrescente o suco de limão coado.

 Misture os dois ingredientes com uma espátula e volte para o fogo baixo até começar a talhar. Quando o creme de leite começar a ficar granulado, 3 a 5 minutos depois de entrar em contato com o limão desligue o fogo e não mexa mais. Deixe descansar por 30 minutos, dentro da panela.

Passados os 30 minutos, forre um escorredor de arroz ou macarrão com um pano de prato limpo e coloque dentro de outro recipiente. Despeje o creme de leite dentro do escorredor forrado com pano e cubra com outro pano. Mantenha escorrendo o líquido por 1 hora, e depois disso leve para geladeira, por no mínimo 8 horas.  Depois de 8 horas na geladeira, retire do escorredor e transfira para um pote hermético com tampa.  O preparo deve ser consumido até em 7 dias e rende cerca de 600 gramas.

Biscoito champagne
(Caseiro)

Ingredientes:
2 ovos
100g Açúcar refinado
100g Farinha de trigo
Açúcar cristal para polvilhar

Modo de preparo:

Despejar 1/3 do açúcar sobre as gemas e bater até ficarem brancas. Bater as claras em neve com o restante do açúcar em ponto bem firme. Junte as duas misturas e envolva delicadamente com uma espátula. Junte a farinha peneirada e misture suavemente de maneira uniforme.

Colocar a mistura em um saco de confeitar com bico liso e formar bastões sobre papel siliconado ou sobre a forma de biscoito champagne. Polvilhar com o açúcar cristal e levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 10 minutos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

2 Respostas para “Tiramisù

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s