Como preparar carne de Jaca?

“Carne de Jaca”

A ‘carne’ de jaca verde está entre um dos mais populares pratos entre os veganos. Com textura macia e sabor suave é possível agregar temperos e aromas ao prato. A carne é uma ótima opção para rechear tortas, coxinhas, ou até mesmo servir acompanhada com uma massa. Por ter uma textura versátil, basta usar a criatividade e incluir ela nos pratos do dia a dia.

A Jaca é um alimento de baixa caloria e apresenta grandes benefícios nutricionais para a saúde. Ela fornece cerca de 100 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ela é rica em carboidratos, fibras e proteínas. Além disso, a Jaca é uma boa fonte em Vitaminas e minerais, tais como a Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C, Vitamina E, Cálcio, Magnésio, Potássio e Fósforo.

Antes de pularmos para o modo de preparo vale ressaltar que a querida jaca tem uma particularidade extrema de cola. (rs) brincadeiras a parte, mas quando for manusear a fruta vale ficar atentos:  

A jaca tanto verde quanto madura, solta uma cola. Em contato com a água ela fica pior. Então ao manusear a fruta o ideal é que você passe óleo de cozinha nos utensílios que for utilizar e nas mãos (luvas descartáveis é uma boa).

Como preparar
Carne de Jaca

Modo de Preparo:

Corte a jaca em pedaços grandes com casca e leve ao fogo em uma panela de pressão. Não encha mais que a metade da panela. Deixe que ela cozinhe por cerca de 30 minutos (15 antes de dar a pressão e 15 minutos após a panela começar a dar pressão).

Escorra a água, passe a jaca já cozida na água fria. Espere esfriar um pouco e desfie com as mãos ou com uma faca. Despreze a casca e a parte central, que costuma ficar dura. Refogue a jaca desfiada no azeite, com tempero.

Utilizamos 150g de jaca cozida para ½ cebola roxa cortada em brunoise, 1 dente de alho, 1 tomate sem semente, 2 colher de sopa de azeite, 1 colher de sopa de salsa desidratada, pimenta do reino e sal a gosto.  Doure a cebola e o alho no azeite, acrescente a jaca e deixe que ela pegue o sabor dos temperos, adicione o tomate e a salsa. Mexa aos pouco até que o suco que solta dos tomates e da jaca seque um pouco, e pronto. Utilize a carne de jaca como desejar, em molhos, acompanhamentos ou recheios.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Você pode se interessar por: Mapa colaborativo – Jaca livre. Espaço onde você pode encontrar jacas de graça ou ainda anunciar uma jaqueira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s