Macarons

IMG_0030
A iguaria típica francesa, não é francesa, os macarons,  são de origem italiana. Seu nome, que provém da palavra  massa fina “maccherone”. Assim como vários pratos famosos da gastronomia mundial, a receita original passou por muitas modificações até chegar a que conhecemos hoje. A história que gira entorno do doce começa em 1533, quando os chefs de confeitaria de Catarina de Médici, esposa do rei Henri 2º, levaram os macarons para a França.

A princípio, era uma receita simples, mas o chef Pierre Desfontaines, no século 20, a aperfeiçoou, juntando os dois biscoitos de merengue e os preenchendo com ganache de chocolate.

Ingredientes:

125g Açúcar de confeiteiro
125g Farinha de amêndoas ou castanha de caju (bem fina)
100g Claras
125g Açúcar refinado

Modo de Preparo:

Peneire o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas. Caso a farinha de amêndoas esteja grossa, bata ela no liquidificador para deixar a consistência mais fina. Bata as claras com o açúcar refinado na batedeira até formar uma neve bem firme. Aos poucos e com delicadeza envolva o mistura peneirada as claras.

Em um tabuleiro coloque o tapete de silicone. Para proteger a massa coloque o tabuleiro dentro de outro. Com um saco de confeitar usando um bico perlê (Liso) pingue a massa com uma distância de 5 cm entre cada macarons.

Deixe secar por 20 minutos. Leve ao forno a 150ºC, por 7 minutos, retire o tabuleiro debaixo e volte ao forno por mais 5 minutos. (Se necessário) Retire do forno e deixe esfriar. Com auxílio de uma espátula retire do tapete de silicone e recheie a gosto.

O macarons recheados podem ser conservados na geladeira por 1 semana. Para dar cor pode-se usar corantes alimentícios. Caso deseje preparar de chocolate, retire duas colheres de sopa das farinhas e acrescente duas de cacau em pó de boa qualidade (cacau em pó que apresente consistência alcalina, pode fazer os macarons rachar. Fique atento!).

Recheio:

150g Chocolate meio amargo
70g Creme de leite
10g Conhaque

Em uma panela, coloque o creme de leite e deixe levantar fervura, desligue o fogo e acrescente o chocolate já picado, misture até dissolver todo o chocolate, coloque o conhaque e misture bem, deixe esfriar e recheie os macarons.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Uma resposta para “Macarons

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s