Vinhas Gerais: um tour pelas vinícolas do Sul de Minas

MATÉRIA PRODUZIDA PARA O CADERNO DE GASTRONOMIA
DE DOMINGO DO JORNAL IMPRESSO E ONLINE HOJE EM DIA

Identidade para os Vinhos Finos Produzidos no Estado de Minas Gerais

Cada dia mais aparece roteiros e pacotes de viagem dedicados à gastronomia e o seu universo. O turismo gastronômico em torno do terrois mineiro cresce e vai de cidade a cidade, promovendo visitas em mercados, fábricas, em sítios e fazendas, onde estão os verdadeiros produtores.

Pensando neste mercado que a gastrônoma Slow Food, Nella Cerino e o sommelier Renato Costa, proporcionam uma viagem às vinícolas mineiras. O tour leva você a uma experiência de harmonização com a culinária local enquanto aprecia os jovens e deliciosos vinhos brancos, rosé, tintos e os espumantes.

Cachos recheados de uva Shiraz, Cabernet Souvignon e Chardonnay constituem as paisagens cheias de videiras, no Sul de Minas. Poços de Caldas, Andradas, Varginha, Cordislândia, Três Pontas e Boa Esperança compõem o roteiro do projeto “Vinhas Gerais”.

Primeira parada é no município de Boa Esperança, a 280 km de Belo Horizonte, na Fazenda Capetinga.  Dez hectares de parreiras plantados na propriedade se dividem em 21 mil pés de Shiraz, oito mil de Sauvignon Blanc e outros tantos de Chardonnay, além de mais quatro mil de Cabernet Sauvignon.

Não muito distante dali, em Três Pontas, cidade onde Milton Nascimento foi criado, outra propriedade dedicada ao café também produz suas próprias uvas. Elas são plantadas e colhidas ali mesmo, mas a produção do vinho acontece na Fazenda Experimental da Epamig, em Caldas, sob a supervisão do enólogo Murilo de Albuquerque Regina, com o qual a Fazenda Capetinga também estabeleceu uma parceria. Os vinhos produzidos com as uvas de Três Pontas recebem o nome de “Maria Maria” em homenagem ao músico e amigo da família, Milton Nascimento.

Segunda parada: no Sudeste, no paralelo 25-Sul, a 800 metros de altitude numa região de transição entre Mata Atlântica e Cerrado, o tour desembarca na Fazenda Porto localizada no município de Cordislândia, MG. Situada na zona cafeeira, a vinícola conta com 15 hectares de vinhedos próprios, totalmente cultivados no inovador sistema de dupla poda ou inversão de ciclo. Através desta técnica, uvas de excelente qualidade são colhidas no inverno, época na qual as características climáticas das montanhas do sul de Minas permitem as melhores condições para o amadurecimento da uva – períodos secos e com temperaturas amenas e contrastantes entre dias e noites.

Por meio da importação de mudas francesas e construção de moderna vinícola, a Luiz Porto Vinhos Finos tem capacidade de produzir 55 toneladas de uvas a cada inverno e 50 mil litros de vinho fino por ano.

A Terceira e última parada é na cidade de Andradas, na Casa Geraldo, que há mais de 30 anos marcam a história com a produção de vinhos.  Família de imigrantes italianos trouxeram na bagagem seu amor e o DNA pelo vinho, o que pode ser constatado nos vinhos produzidos ali.

A visita começa em um galpão cheio de tanques e maquinários onde são apresentados todos os processos: a desengaçadeira – que separa os bagos da uva dos galhos e folhas, a prensa, os tanques de alumínio com temperatura controlada, onde as uvas fermentam sob o poder das leveduras.

Na casa são 200 hectares de vinhedos que produz vinhos tintos especiais com uvas da região, principalmente a Sirah. Outros vinhos espetaculares são feitos na própria fazenda também, mas com uvas do Rio Grande do Sul. Durante a viagem pelas Vinhas Gerais, é possível degustar um Carmenère produzido pela Casa Geraldo em uma fazenda arrendada no Chile e um Malbec muito estruturado, produzido também por eles em outra fazenda arrendada na Argentina.

Fazer vinhos finos em Minas Gerais é possível e conhece-los também. O tour oferecido pela gastrônoma e pelo sommelier contam com passeios, almoços com vinhos incluídos e mais degustação de vinhos e podem ser adquiridos pelo email info@nascentetour.com.br

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s