Amoras

Ingrediente da Vez: Amora

10896965_1541529476096302_8236975005578546938_n

As amoras crescem nas regiões temperadas. As amoras-pretas possuem uma tonalidade preta-arroxeada e um delicado sabor doce. A baga da fruta contém muito suco e quando grandes, mancham os dedos.  As amoras brancas são mais suaves e tem sabor menos pronunciado. Quando secas ficam mais saborosas e com textura crocante. As amoras-vermelhas possuem características semelhantes as das pretas e são muito apreciadas.

Como comprar?

No final do verão, é preciso deixar a fruta amadurecer, bem antes de colher. Em geral deve-se deixar que caiam no chão. É difícil encontrá-las à venda. Geralmente é mais fácil conhecer alguém que tenha um pé em casa do que encontrá-las no mercado.

Como conservar?

Use-as o mais rápido possível, pois elas duram de 1 a 2 dias na geladeira. Mais que isso, elas podem mofar ou ainda começar o processo de fermentação. Elas podem ser congeladas.

Consumo:

Saboreie a fruta como sobremesa em temperatura ambiente. Esprema para produzir sucos ou drinques. Preparo: Use em tortas, pudins, sorbets e sorvetes. Conserva: Faça geleia, gelatina. Use para aromatizar vinagres ou vodca. Combina com: Aves, carnes de caça e de cordeiro, creme de leite peras e frutas cítricas. Receita clássica: Pudim verão, cordeiro assado ao molho de amora ou ainda sorvete de amora.

Referência: 
O Grande Livro dos Ingredientes
Fotos feitas pelo celular lá no interior :(
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s