Uramaki Califórnia

Sushi

Com origem milenar, o sushi é o prato mais famoso da culinária japonesa. Ele nasceu da necessidade de armazenar peixe nas eras pré-geladeira. Para solucionar o problema, pescadores alternavam camadas de frutos do mar com arroz numa tina de madeira coberta por um peso. Em semanas, a mistura virava um compacto e a fermentação dava o sabor ao arroz. O mesmo sabor que o sushiman consegue hoje usando açúcar e vinagre.

Por volta do século XIV, os japoneses, grandes apreciadores de arroz, passam a consumir não só o peixe como também o arroz, antes que este fermentasse. Surge assim o Namanarizushi, que originou os tipos de sushi conhecidos na atualidade.

Nos séculos XVII a XIX, o arroz passa a ser temperado com o vinagre e o peixe, devido à fartura de pescados e frutos do mar na baía de Tóquio, passa a ser consumido cru e fresco. Surgiu assim o Hayazushi. O idealizador dos ‘bolinhos’ foi o chef Yohei Hanaya, que criou uma espécie de fast food. A idea era servir comida rápida e acessível.

Preparado basicamente com arroz, peixes e frutos do mar, o sushi tornou-se moda em vários países do Ocidente, por seu sabor exótico e agradável e por ser reconhecido como uma das iguarias mais saudáveis do mundo.

Variações e tipo de sushi

Sushi: Bolinho de arroz coberto por uma fatia de peixe cru, porém outras variações também são chamadas de sushi, entre eles: niguiri-zushi, maki-zushi, uramaki, hosso-maki, futomaki e assim por diante.

Niguiri-zushi: nada mais é do que o tradicional sushi, composto basicamente por um bolinho de arroz (niguiri) coberto por uma fatia de peixe crú.

Maki-zushi: Maki significa enrolar. Este sushi é enrolado em uma folha de algas com uma esteira de bambus. O recheio é variado.

Uramaki: Uma variação do maki-zushi. A alga em vez de ficar por fora, é enrolada por dentro.

Hosso-maki: Hossoi quer dizer fino. O sushi é enrolado com meia folha de alga.

Futomaki: Futoi quer dizer grosso. Possui um recheio generoso. Se torna impossível de comer em uma só vez.

Gunkan-zushi: Também conhecido como gunkanmaki, é um sushi enrolado no nori, que ao invés do recheio, possui ovas de peixe no topo.

Uramaki Califórnia

Ingredientes:
1 xícara de Arroz para sushi
1 colher de açúcar
1 colher de sal
3 colheres de vinagre de arroz
1 e ½ de água fria
5 Kani Kama
1 pepino japonês
1 manga Palmer
4 folhas de alga
Gergelim preto
Molho shoyo

Modo de preparo:

Lave o arroz e deixe escorrer por 20 minutos. Em uma panela acrescente o arroz, tempere e coloque água. Ferva o arroz com a panela tampada e como o fogo baixo.  Cozinhe a preparação por cerca de 20 minutos, ou até levantar fervura. Desligue o fogo. Em outra panela esquente o vinagre e o açúcar em fogo baixo, até o açúcar dissolver. Em seguida, regue essa mistura na panela de arroz e misture. Reserve.

Quando o arroz já estiver frio, coloque uma camada de arroz sobre uma esteira com as mãos molhadas para não grudar e espalhe o arroz, salpique as sementes de gergelim e vire a preparação deixando que a parte com as sementes fique para fora. Coloque a alga por cima do arroz e aperte levemente. Por cima da alga, coloque a manga em tiras, o pepino e o kani. Aperte levemente. Enrole e pressione levemente.
Corte com uma faca sem serra e molhada, em pedaços pequenos e sirva com molho shoyu.

Referências sobre a história do  Sushi no site Japonês em Foco.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s