Bolo de chocolate com caramelo

Em comemoração a minha vigésima oitava primavera preparei um bolinho para não deixar a data passar em branco. Ficou tão delicioso esse bolo.

Ingredientes:
Bolo
3 ovos;
2 xícaras de farinha de trigo;
2 xícaras de açúcar cristal;
2 xícaras de chocolate em pó;
1 xícara de leite morno;
½ xícara de cacau em pó (sem açúcar);
100 g de manteiga ou margarina;
1 colher de chá de fermento em pó;

 Recheio e cobertura
100g de açúcar cristal;
100 ml de creme de leite pasteurizado;
100 g de manteiga sem sal;
50 g de chocolate meio amargo;
1 pitada de flor de sal;
50 g de creme de leite pasteurizado;

Modo de preparo:

Em um recipiente separe as gemas das claras. Bata com um fouet as gemas com o açúcar e a manteiga até ter uma mistura cremosa e clara. Adicione a farinha de trigo, o chocolate em pó e a xícara de leite morno. Misture bem todos os ingredientes. Bata as claras em neve e acrescente na mistura o fermento e as claras em neve com delicadeza. Unte um tabuleiro e asse por cerca de 40 minutos em forno médio (180ºC), pré-aquecido. Desforme o bolo ainda quente.

Para o recheio e caramelo:

Em uma panela média prepare o caramelo. Coloque o açúcar e leve ao fogo. Espere que ele comece a derreter. Fique atento para que o açúcar não queime. Misture para que ele derreta completamente, sempre mantendo um tom dourado. Se escurecer demais ele pode ter queimado, por isso atenção sempre! Retire do fogo e despeje o creme de leite, misturando com cuidado.

É normal que o açúcar endureça. Volte ao fogo, mexendo até que esse açúcar que endureceu derreta no creme de leite, e tudo vire um creme. Desligue o fogo, misture a manteiga em pedaços e o chocolate. Mexa bem para que tudo derreta ali e vire um só creme. Leve para gelar por meia hora. Bata os 50 ml de creme de leite em ponto de chantilly, ou seja, até que fique firme. Incorpore no creme e leve de volta à geladeira. Ele precisa ficar mais meia hora na geladeira para firmar.

Corte o bolo ao meio e passe o recheio em ambos os pedaços. Encaixe novamente o bolo e passe o restante do recheio sobre o bolo. Leve para gelar por cerca de 20 minutos e pronto.

Anúncios

4 Respostas para “Bolo de chocolate com caramelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s