Rolinho vietnamita

No Vietnam, os rolinhos são também conhecidos como rolinhos-primavera, mas não são cozinhados, apenas enrolados em banh trang (“papel-de-arroz”). Uma receita típica, que também já é comum em vários países, leva mariscos cozidos, aletria de feijão-mungo, cenoura ralada grossa e ervas aromáticas. A aletria é escaldada, ficando quase transparente, escorrida, temperada com vinagre de arroz e refrigerada até ser usada.

As folhas de “papel-de-arroz” são rapidamente imersas em água morna para ficarem maleáveis cobertas com alface sem deixar chegar ao rebordo, recheadas com o marisco, a aletria já preparada e os vegetais, e enroladas, mas deixando aberta uma das extremidades, e refrigeradas até serem servidas no dia seguinte.

 Os rolinhos são normalmente servidos com um molho, como um molho hoisin misturado com cebola picada, vinagre de arroz, pasta de malagueta e amendoim torrado e partido; ou com uma maionese temperada com sumo de lima e uma pasta de caril; ou ainda com uma mistura de alho, malagueta, açúcar e sumo de lima. 

Recheio de cenoura com pepino

Ingredientes:
5 Folhas de papel de arroz;
100 g de bifun (Macarrão de Arroz);
1 Cenoura;
1 pepino japonês;
Folhas de Hortelã;
Fundo de legumes;
1 Fio de azeite;

Recheio de Manga

Ingredientes:
5 folhas de papel de arroz;
100 g de bifun;
Folhas de hortelã;

Recheio de cenouras com alface

5 folhas de papel arroz;
1 cenoura;
100 g de bifun:
Folhas de alface;
Semente de gergelim;

Molho agridoce:
2 e ½ colheres de molho de soja;
1 colheres de açúcar mascavo;
2 colheres de suco de limão;
1 colher de azeite;
Pimenta a gosto;

Molho cítrico:
4 limões;
5 g de gengibre;
2 colheres de azeite;
1 dente de alho;

Modo de preparo:

Molho agridoce: Misture o molho de soja com o suco de limão e o azeite. Adicione o açúcar mascavo e a pimenta a gosto. Reserve em local refrigerado.

Molho cítrico: Esprema os limões e emulsione com o azeite (bata com um fouet até que os ingredientes estejam misturados).  Rale o gengibre e acrescente o alho picadinho. Reserve em local refrigerado.

Prepare um fundo de legumes.  Corte as cenouras, o pepino e a manga em bastões de 2 cm e reserve. Hidrate o bifun e escorra.

Em uma frigideira adicione um fio de azeite e as cenouras cortadas em bastões. Deixe que elas cozinhem até obter uma consistência ao dente. Retire e reserve.

Hidrate as folhas de arroz no fundo de legumes e intercale os recheios: Folha hidratada, folhas de hortelã, cenouras, pepinos e bifun. Enrole e reserve.  Folha hidratada, folhas de hortelã, manga e bifun. Enrole e reserve. Folha hidratada, sementes de gergelim, 1 folha de alface,  cenouras e bifun. Enrole e reserve.

Fotos: Ingrediente da Vez e Yuran Khan

Anúncios

Uma resposta para “Rolinho vietnamita

  1. Pingback: Sem Glúten | Ingrediente da vez·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s