Restaurante Popular tem cardápio gourmet no Dia Mundial do Leite

Nesta segunda, 1º de junho, é comemorado o Dia Mundial do Leite. Para lembrar a data especial, a Prefeitura de Belo Horizonte através da Gerência de Coordenação dos Programas de Alimentação Popular da SMASAN e em parceria com o Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (Silemg), convidam o chef Matheus Paratella, do restaurante Alma Chef, para preparar um almoço especial à base de lácteos no Restaurante Popular Dom Mauro Bastos – Barreiro.

Para surpreender o público, o prato do dia foi desenvolvido com o toque gourmet do chef com o apoio da equipe de nutrição do Restaurante Popular: será servido um penne gratinado com parmesão e molho branco, com leite, creme de leite e queijo brie, além de arroz, feijão, pernil e uma salada de acelga com mussarela. Como sobremesa, salada de frutas com creme chantilly a base de iogurte. Após o almoço, será distribuído ainda um achocolatado como brinde.

Dia Mundial do Leite

Criado pela Organização das Nações Unidas Para a Agricultura e Alimentação (FAO)para lembrar a importância do alimento pelo seu valor alto valor para a nutrição e para a saúde, além de ser um dos mais antigos alimentos da humanidade. O leite é ainda um dos alimentos mais importantes da culinária brasileira: faz parte da cultura do nosso país, presente na mesa de café da manhã, nas receitas de pratos doces ou salgados, seja o leite líquido ou seus vários derivados, como o queijo, a manteiga, o iogurte, o creme de leite e tantos outros. Celso Moreira, diretor executivo do Silemg, chama a atenção para esta importância, especialmente para Minas Gerais: “A FAO, ao dedicar um dia do ano para o leite, o fez para divulgar sua importância para a saúde. E o Silemg comemora o 1º de junho para lembrar a afinidade de Minas com o leite e os queijos e seu peso econômico, social e cultural. Afinal, são 223 mil fazendas produtoras e 906 estabelecimentos industriais. Temos muito orgulho do que produzimos.”

Saúde e nutrição

O leite é um alimento de alto valor nutritivo: é uma fonte valiosa do cálcio necessário para a manutenção de ossos, das proteínas que contribuem para o crescimento da massa muscular e também de outros nutrientes, como vitamina B2, fósforo e potássio. É importante ainda para a prevenção a doenças, como a osteoporose e doenças cardiovasculares, além de auxiliar na manutenção e no equilíbrio da flora intestinal. Para a nutricionista Edna Cupertino, gerente da unidade Barreiro, o almoço será uma boa ocasião para divulgar os benefícios do leite: “O leite é um alimento muito importante para a alimentação. Com este almoço, vamos ter a oportunidade de trazer mais informações sobre esta importância para os usuários”. Para ela, a receita deve agradar o paladar de quem frequenta o restaurante: “O público é bem aberto a novos pratos e receitas e sempre nos dá um retorno muito positivo. Desta vez, são preparações muito diferentes e com certeza as pessoas vão gostar.”

Economia

O Brasil ocupa a quinta posição entre os maiores produtores mundiais de leite. Entre 2001 e 2013, houve um crescimento de 20,5 bilhões de litros para 34,3 bilhões de litros de leite produzido. Minas Gerais é o maior estado produtor do país, com participação de 27,2% na produção nacional, ou seja, 9,3 bilhões de litros de leite. Se Minas Gerais fosse um país, seria o 12º maior produtor mundial. Cerca de 25 mil empregos diretos são gerados pela indústria do leite em Minas, de acordo com a Relação Anual de Indicações Sociais, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em 2013, o Brasil exportou 43 mil toneladas de lácteos, enquanto em 2014 foram 86 mil toneladas. Já Minas Gerais exportou cinco mil toneladas em 2013 e 28 mil toneladas em 2014. O leite em pó é o produto lácteo mais exportado pelo Brasil. Os principais destinos são Venezuela, Arábia Saudita e Angola.

 Serviço

O que? Almoço gourmet do Dia Mundial do Leite
Quando? 01/06 – segunda-feira, de 11h às 14h
Onde? Restaurante Popular Dom Mauro Bastos- Barreiro: Av. Afonso Vaz de Melo, 1001

Cardápio:

Arroz simples;
Feijão simples;
Penne gratinado com parmesão e molho branco com creme de leite, leite e queijo brie;
Salada de almeirão com mussarela;
Pernil;

Sobremesa:
Salada de frutas com creme chantilly a base de iogurte

Brinde: achocolatado

Texto PBH

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s