MADELEINES

“Em 1755, o rei da Polônia, sogro de Luis XV, encontrava-se em Paris e justo na noite que o rei desejava uma sobremesa para acompanhar seu café, o confeiteiro real abandonara o posto. Pediram então à auxiliar para improvisar alguma guloseima que satisfizesse o paladar real. Ela preparou uma receita de bolinhas aromatizados de sua avó e assou na concha de uma vieira., aqueceu-os no forno e mandou-os para sua alteza. Encantado com o perfume e sabor da novidade, o rei da Polônia os batizou com o nome de sua criadora: Madeleine Paumier.

 Um século depois, Marcel Proust, “Em busca do Tempo Perdido” tornou as madeleines famosas, ao citá-las como ponto de partida da experiência psicológica que inspirou sua obra-prima. Foi então creditada a autoria desses bolinhos dices, de superfície estriada e formato de concha de vieira, ao confeiteiro Jean Avise, do século XIX, que trabalhava para o príncipe Talleyrand, ministro de Napoleão Bonaparte e também a Antonin Carême, da mesma época, mago da cozinha francesa”.

Madeleines


Ingredientes:

2 ovos;
150 g açúcar;
150 g farinha de trigo; 
125 g manteiga;
2 colheres de sopa de leite;
1 colher de café de fermento químico;
1 un. raspas de limão;
60 g chocolate;
20 g creme de leite;

 Modo de preparo:

Bata os ovos e o açúcar. Acrescente aos poucos a farinha de trigo, a manteiga e o leite. Misture as raspas de limão envolvendo toda até obter uma massa homogênea. Deixe a massa descansar na geladeira por 30 minutos. Após este processo, acrescente o fermento. Pré-aqueça o forno e unte as formas e deixe-as enfarinhadas. DICA: Não unte até a borda. Preencha as formas e leve ao forno 180°C por 10 a 15 minutos.

Ganache de chocolate:
Derreta o chocolate em pedaços em banho-maria e junte o creme de leite.


Receita realizada em sala de aula com a orientação e supervisão do Chef e professor de Cozinha Clássica  Adriano Vilhena, do Centro Universitário UNA Campus João Pinheiro I.
Referência História Madeleines site: Piauí.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s