Pamonha Doce com Queijo

Pamonha Doce com Queijo 

“Nossa pamonha é de origem indígena. A palavra vem do tupi, pamunha, e até hoje é um quitute saboreado quase que em todas as regiões brasileiras. Em Goiás a pamonha recebe um verdadeiro culto” (FERNANDES, 2004, p.148). Para Freyre (1997), embora a pamonha possa ser originária de Minas Gerais e/ou São Paulo, sua forma de preparo consolidada em Goiás é típica.

IMG_8870 (1) Ingredientes:

205 g de Milho Verde; 45 g de açúcar; 120 ml de leite de coco; 25 g de queijo meia cura ou minas; 1 colher (chá) de sal; 2 pedaços de Canela em Pau; Modo de Preparo:

Descasque o milho cuidadosamente e reserve palhas. (Escalde as palhas em água fervente para amolecer e higienizar. Você pode utilizar elas para servir o doce).

Rale as espigas. Em uma tigela em banho-maria misture o milho e acrescente o açúcar, o leite de coco, o queijo e o sal. Misture delicadamente para incorporar os ingredientes e cozinhar o milho.

Na palha que estava higienizada e reservada, coloque um pouco da mistura e amarre com um barbante, dando o formato de uma trouxinha. Cozinhe as pamonhas em água fervente com a canela em pau (ela vai aromatizar a água e as pamonhas) por aproximadamente 90 minutos. Após esse processo escorra as trouxinhas e leve para resfriar. Sirva acompanhado de uma colher de canela em pó. DICA: Você pode adicionar na água em que vai cozinhar as pamonhas um buquê garni com casca de laranja e anis-estrelado ou especiarias de sua preferência – aromatize e crie novos sabores.

Referência retirada do artigo Gastronomia Região Centro Oeste do Brasil – apresentado no ExpoUna em Novembro de 2014.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s