Ingrediente da Vez: Acerola

IMG_2319
O fruto da acerola nasce na aceroleira. Um arbusto de até três metros de altura, cujo tronco se ramifica desde a base e cuja copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos e têm floração durante todo o ano. Após três ou quatro semanas, se dá sua frutificação. Por ser uma planta muito rústica e resistente, ela se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semiáridas. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do alaranjado ao vinho, passando pelo vermelho. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina e malvidina.

O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da uva. Uma acerola pesa, em média, 20 – 40 gramas, mas não se deixe enganar por seu tamanho e peso, pois os benefícios que este pequeno fruto pode oferecer à saúde são incríveis. Possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e, principalmente, vitamina C, que, algumas variedades desta fruta alcançam até 5.000 ml de vitamina C por 100 g de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e ao do limão.

Outro famoso componente da acerola é o carotenoide, substância responsável pela cor vermelha da fruta, e mais, considerada antioxidante, o que indica que auxilia na prevenção do envelhecimento precoce das células.

Em outras palavras, consumir 3 a 4 frutinhas destas pode suprir a necessidade diária de vitamina C de um adulto.  Vale ressaltar que quanto mais verde for a fruta, mais vitamina C oferecerá, logo uma fruta verde escura apresentará 90% mais de vitamina C e 50% menos de açúcares.

Suco de Acerola com Manjericão

Ingredientes:
200 g de acerolas congeladas;
1 litro de água filtrada;
10 folhas de manjericão;

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe em uma peneira fina. Sirva gelado.

Fotos: Ingrediente da Vez/Ana Sandim
Referência:
Livro Ingredientes
Site: Wikipédia

Anúncios

Uma resposta para “Ingrediente da Vez: Acerola

  1. Pingback: Sorvete de Acerola | Ingrediente da vez·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s