Semente de Mostarda

Muito utilizada na culinária, às sementes de mostarda são derivadas de três das mais de quarenta variedades da planta dos gêneros Brassica e Sinapis . A mostarda preta, a branca e a castanha são ideais para serem consumidas na forma de sementes. A semente preta possui sabor mais aguçado, a branca (que é amarela) tem sabor mais suave, e é usada para a produção do molho de mostarda amarela. A castanha (amarela escura) tem sabor amargo e é usada para preparar o molho de mostarda Dijon.  

As sementes são especiarias importantes principalmente em cozinhas regionais. O uso de sementes de mostarda serve tanto para o uso culinário como para uso medicinal. A semente contém um composto conhecido como sinigrina, quando ocorre a moagem enzinas (parecidas com o açúcar) são liberadas, assim como compostos sulfúricos e óleos.

Os egípcios recomendavam mostarda para terapias respiratórias e na idade média era também usada contra asma, tosse e peito congestionado.

Rica em selênio e magnésio, as sementes de mostarda possuem efeitos anti-inflamatórios, aceleradores do funcionamento do intestino, sendo eficazes no tratamento de problemas respiratórios e no auxílio de dietas. Possuem vitamina A, responsável pela integridade das mucosas e da pele e vitamina B que age no metabolismo.

Encontram-se ainda em sua composição ácidos graxos, ferro, cálcio, zinco, ômega-3, além de existirem enzimas nas sementes, que auxiliam no combate ao desenvolvimento de células cancerígenas. Devido aos antioxidantes, são auxiliares no combate às dores, e, devido à presença de anti-inflamatórios, também combatem uma enzima que produz inflamação em tecidos e músculos.

Receita do dia: Mostarda Caseira

Ingredientes:
1 ½ xícara de sementes de mostarda moídas;
½ xícara de água filtrada; (ou até dar o ponto);
2 colheres de sopa de soro de iogurte (ajuda a prolongar a validade e liberar as enzimas benéficas);
2 colheres de chá de sal;
Suco de 1 limão;
2 dentes de alho amassados;
1/2 xícara de mel;
2 colheres de sopa de sementes de mostarda inteiras para decoração (opcional)

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes vigorosamente até obter uma pasta homogênea. Caso seja necessário, adicione mais água filtrada para acertar a consistência. Transfira para um pote com tampa e deixe à temperatura ambiente por 3 dias, após o prazo, leve a geladeira e consuma normalmente.

Você pode gostar também de: Batatas douradas com Semente de Mostarda

Referências:
Livro Ingredientes;
Site: Remédio Caseiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s