Ceviche

O ceviche é um prato de origem peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou lima. O essencial é que o pescado seja branco (sem muita gordura), de carne firme, como por exemplo, camarão, lagosta, pescada branca, linguado, tilápia ou até mesmo polvo.

O ingrediente destaque do prato é o conhecido “leche de tigre”, que nada mais é o suco feito com o peixe marinado no limão com os outros componentes. O nome leite se deve à de cor branca e o tigre ao fato desse molho ser usado no Peru para curar ressacas e para dar força. Dica!

Para preparar o verdadeiro ceviche são ingredientes obrigatórios: cebola e pimenta. A salsa, o coentro e outros “cheiros verdes” também são quase sempre utilizados, para suavizar e dar cor ao prato.

Pode ser servido como entrada, acompanhado de pipoca, bolachas de água e sal, tortilhas mexicanas, batatas fritas ou pão. Ou pode ser o prato principal, acompanhado com batatas doces cozidas e/ou milho cozido.

Patrimônio Cultural

Embora presente em toda a América do Sul andina, somente os peruanos transformaram o Ceviche em orgulho nacional, sendo parte do Patrimônio Cultural do País. Na véspera do dia de São Pedro, 28 de junho, é comemorado o dia do Ceviche no país.  Em Lima há mais de 2000 restaurantes especializados no prato.

Receita do dia
Ceviche 

IMG_2325

Ingredientes:

500g de filé peixe branco fresco – Pescada, Pescada Branca, Linguado, tilapia;
1 cebola roxa;
3 limões taiti;
5g de pimentão vermelho;
1 pimenta vermelha;
1 punhado de coentro picado; (+ou- 1 col. de sopa);
6 Folhas de hortelã;
Sal e pimenta branca a gosto;

Modo de preparo:

Inicie o ceviche cortando os filés de peixe em cubinhos  (1 a 2cm). Mantenha sempre a travessa onde será colocado o peixe resfriada.  Coloque os cubos de peixe dentro de uma travessa e reserve.

Descasque a cebola roxa e corte ao meio depois fatie finamente, adicione ao peixe e misture.

Esprema o suco dos limões, e vá adicionando ao peixe, até que tenha bastante suco no fundo da travessa. Misture bem e deixe descansar por alguns minutos.

Retire as sementes da pimenta e fatie finamente (se você gosta de muito apimentado pode deixar as sementes). Adicione a pimenta ao peixe, juntamente com o coentro e o pimentão vermelho cortado em pequenos e finos pedaços. Misture tudo mais uma vez e adicione o sal, a pimenta e as folhas de hortelã (para dar uma suavizada).

Sirva na hora, com pedaços de batata assada quente.

Fotos: Ingrediente da Vez
Referência:
Livro: Ceviche – do Pacífico para o Mundo
Site: Observatório Feminino
Wikepédia
Anúncios

2 Respostas para “Ceviche

  1. Pingback: “Beba Menos, Beba Melhor” Que assim seja! | Ingrediente da vez·

  2. Pingback: Peixe na Receita | Ingrediente da vez·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s