Degustação elege Melhor Pilsen do Brasil

Revista Prazeres da Mesa promove degustação a cegas e elege a melhor Pilsen do Brasil

As cervejas mais consumidas no mundo, do estilo Pilsen, são relativamente jovens na história da bebida. Segundo relatos, a existência da cerveja é datada aproximadamente 6000 a.C – já  o estilo surgiu em 1842, na cidade de Pilsen, na República Checa, que coincidentemente é o país onde mais se consomem cervejas (143/habitante). As cervejas Pilsen apareceram no mercado com a cor dourada e brilhante, sendo transformada na cerveja: mais leve e fácil de beber, em outras palavras, a mais pedida.  

Mas nem tudo são lúpulos – “pra não dizer que falei das flores”

De acordo com especialistas, a bebida comercializada no Brasil, na verdade é uma variação do estilo, diferente da Pilsen, da cidade de Pilsen – é mais ou menos assim: para baratear a produção, certas bebidas trazem em sua composição adjuntos, ou seja, cereais não maltados, como milho e arroz e ainda conservantes e estabilizantes, o que não acontece na receita original, que utiliza apenas malte de cevada. A adição de adjuntos compromete o amargor e aroma da bebida.

Segundo a publicação da revista, o ponto mais polêmico das cervejas no país é a tal da loira “estupidamente gelada” – sabe-se que essa é uma estratégia aderida pelas indústrias para mascarar falhas ou atributos negativos no aroma e no sabor, já que a baixa temperatura inibe a ação das papilas gustativas. Repare e Observe: a maioria das cervejas traz em seus rótulos a temperatura correta e o tipo de copo para ser servida.

Para os participantes da degustação Prazeres da Mesa, a maioria das marcas nacionais avaliadas, apresentaram sabores bem similares entre si. Ao todo, 21 marcas que trazem no rótulo o estilo Pilsen, participaram da degustação.

Para os testes, “as cervejas foram adquiridas na forma que estão disponíveis para o consumidor comum, direto das gôndolas. Todas as amostras compradas estavam dentro da data de validade apontada pelo fabricante, e nenhuma delas com menos de um mês da data final”. No evento, a degustação as cegas ocorreu em ordem aleatória e a sequencia das cervejas foram sorteada pela revista, entre os degustadores estavam especialistas, sommeliers e público geral (consumidor).

A campeã na categoria “Melhor Cerveja Pilsen do Brasil” foi a cerveja Heineken, que conforme os organizadores recebeu as notas mais altas. Veja a lista das cervejas participantes e quais colocações elas alcançaram. 

RANKING_02

Ranking (1)

rangin-5-1024x307

Arte e fotos: Antonio Rodrigues e RJ Castilho/Revista Prazeres da Mesa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s