Galeto Defumado com pimentões

A defumação é considerada um dos processos mais antigos de conservação dos alimentos. Conhecido desde o antigo Egito, é fundamentado no efeito conservante da fumaça mais o calor. O que confere ao alimento a característica de produto defumado são os componentes da fumaça. A mais indicada para o processo é aquela produzida pela combustão incompleta da madeira e, por isso, ela deve ser seca, dura, de alta densidade, descascada e não-resinosa. Sendo assim, a cor e o sabor do produto defumado estão diretamente ligados ao tipo de madeira ou serragem que se usa durante a defumação.

Frango defumado

A defumação de frangos é uma ótima forma de aumentar o preço de venda do produto, agregando-lhe valor e possibilitando sua conservação por um longo período, além de diversificar o mercado, com a oferta de produtos diferenciados. O frango pode ser preparado inteiro, ou utilizando-se somente a carne das coxas ou do peito. Os temperos utilizados são os mesmos já citados. Para facilitar a penetração do tempero de forma homogênea nas aves, fure-as, internamente, com o auxílio de um garfo ou de outro instrumento de ponta, com cuidado para não furar a pele. O frango temperado deve ficar em repouso, aproximadamente, 24 horas, para absorver o tempero.

Galeto Defumado com Pimentões

Ingredientes:
1 galeto (já defumado);
2 cebolas medias;
3 dentes de alho;
1 pimentão vermelho médio;
2 colheres de manteiga;
Salsa e ervas finas desidratadas a gosto;
Sal e pimenta do reino a gosto;

IMG_0714 Modo de preparo:

Na panela de pressão acrescente as duas colheres de manteiga, o alho e a cebola. Deixe dourar coloque o galeto já defumado e coloque as ervas desidratas a pimenta do reino e o sal. ATENÇÃO: a carne defumada já tem adição de sal e temperos, prove antes e corrija o sabor. Após dourar ambos os lados do galeto, coloque na panela a salsa e água até cobrir a carne. Deixe na pressão por cerca de 20 minutos, abra, verifique se a carne está cozida e acrescente os pimentões deixando a água que estiver na panela secar um pouco. Sirva com arroz branco.

Harmonizamos o prato com a cerveja artesanal Tianastácia, do tipo Golden Ale, Puro Malte.  

Mais informações sobre carnes defumadas: http://www.cpt.com.br/

Anúncios

Uma resposta para “Galeto Defumado com pimentões

  1. Pingback: Almoço Dia dos Pais | Ingrediente da vez·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s