Moqueca Baiana

Com origem indígena, a moqueca baiana é conhecida em vários estados consta em uma mistura de peixes e temperos tradicionais da cozinha baiana.
No estado a moqueca é cozida na panela de barro, mas antigamente os índios costumavam assar o prato numa grelha de varas ou em apenas folhas de árvores cobertas por cinzas quentes – conhecido como moquém.
A moqueca baiana tem como ingredientes destaque da região do nordeste, o leite de coco e o azeite de dendê que dão o sabor único ao prato tradicionalmente brasileiro. O peixe é da preferência de quem vai comer, mas os recomendados são: cação, dourado, badejo ou robalo.

IMG_0798

Ingredientes: 
150g badejo ou robalo;

150g fundo de peixe;
1 Limão (suco/raspas);
10 ml de Azeite de Dendê;
6 ml de Azeite;
50 ml de leite de coco;
30 g de cebola em rodelas;
40 g de Tomate em rodelas;
40g Pimentão verde em rodelas;
Cheiro verde picadinho;
Coentro;
Sal e pimenta a gosto;

Modo de preparo:

Tempere o peixe com sal, limão e raspas. Em uma panela aqueça o azeite de dendê e sele o peixe dos dois lados. E monte camadas de cebola, tomate e pimentão sobre o peixe. Tempere com sal e pimenta-de-cheiro.  Tampe a panela e deixe o fogo baixo até que os tomates e os pimentões cozinhem. Acrescente um pouco de fundo de peixe (ou legumes) e o leite de coco. Pingue algumas gotas de dendê, acerte o tempero e deixe o peixe cozinhando por mais alguns minutos (até que o leite de coco penetre no peixe).  Evite mexer o peixe para que ele não desmanche. Finalize com coentro.
A moqueca fica ótima, quando acompanhada de Vatapá e farofa de dendê. A diferença entre a moqueca baiana para a capixaba consiste na presença dos ingredientes: dendê e leite de coco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s