Cervejaria VM Beer

Ingrediente da Vez: Cerveja

IMG_0105 No inicio da semana fui convidada para participar de uma visita técnica na Cervejaria VM Beer, do engenheiro e mestre cervejeiro Alfredo Lúcio de Lima. Ao chegar à cervejaria fui recebida pelo professor e Mestre Cervejeiro, Carlos Henrique. Enquanto esperávamos o restante dos convidados, ele explicou como funciona a cervejaria.

 A VM Beer produz cerca de 600 mil litros por mês e é considerado um homebrew, ou seja, uma cervejaria que produz bebidas em instalações caseiras, em pequenas quantidades e de forma artesanal. Segundo Carlos, Lima encontrou uma brecha na lei municipal de Nova Lima, onde é permitido a fabricação e a venda de cerveja artesanal em casa.

Durante a visita técnica pude degustar qual o sabor da Inocência – que de inocente só tem o nome. A cerveja artesanal é do tipo Belgian Golden Strong Ale e possuiu um sabor suavemente frutado e o seu teor alcoólico fica entre 7 e 9%, inocente quem acredita que não tem nada de álcool ali. A cerveja é fermentada em alta temperatura, a Levedura (ou fermento) fica sobre mosto (líquido que já foi adicionado malte e lúpulo) o que gera cervejas mais encorpadas, alcoólicas e frutadas.

IMG_0024

Assisti todo o processo desde a moagem dos grãos até o engarrafamento. Experimentei os cereais de trigo utilizados para a produção das cervejas. Senti os aromas dos lúpulos e tive a oportunidade de experimentar a cerveja ainda em processo e digo quem não gosta de cerveja por causa do sabor amargo, deveria experimentar ela ainda em processo – docinha!

IMG_0113 IMG_0133

Provei ainda o amargo gosto da Calúnia. Cerveja que é do estilo American Pale Ale possuiu grande aroma de lúpulo, o que a deixa com um leve amargor no final. O teor alcoólico da Calúnia é considerado padrão, fica entre 2.9 e 4.5 e o amargor entre 8 e 15 IBUs, logo, bem amarga para aqueles que não possuem o paladar preparado.

O diferencial das cervejas produzidas e comercializadas no estado está na peculiaridade de cada uma. Cervejeiros da região estão deixando de lado a influência alemã, e produzindo cervejas mais com a nossa cara. Eles agregam na fórmula ingredientes brasileiros como, por exemplo, na última edição do Uaiktoberfest, a VM Beer produziu uma bebida em comemoração à festa com adição de rapadura, agregando aroma e sabor valorizando a nossa cultura.

IMG_0092

De acordo com o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas de Minas Gerais (Sindbebidas), no Brasil, ninguém produz tanta cerveja artesanal como em Minas Gerais. O estado possui entorno de 30 fábricas, 24 delas consideradas microcervejarias concentradas em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Para Lima, a cidade será referência em cerveja artesanal brevemente. “A tendência é cada dia mais o setor cervejeiro crescer na região”, destaca.

Fábrica da VMBeer.

Serviço: Alameda da Terra, 599. Condomínio Ville de Montagne, em Nova Lima. http://bit.ly/1u0EuMH

Anúncios

4 Respostas para “Cervejaria VM Beer

  1. Pingback: Experimente – Feira de Cerveja Artesanal e Gastronomia | Ingrediente da vez·

  2. Pingback: EXPERIMENTE celebra St. Patrick’s Day | Ingrediente da vez·

  3. Pingback: EXPERIMENTE celebra St. Patrick’s Day·

  4. Pingback: Emoções Engarrafadas | Ingrediente da vez·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s