Ingrediente da Vez: Mel

Mel

O mel é um doce natural produzido por abelhas a partir dos néctares das flores. É um alimento cheio de benéficos e pode ser usado de diversas formas: puro, para fazer xaropes, preparar receitas doces e salgadas, para o tratamento de beleza e muito mais.

O mel além de ser um adoçante natural também conta com ação antioxidante e prebiótica, esta que modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos.

Tipos de Mel

Mel silvestre: o mais ingerido no Brasil e é proveniente de diversas flores. É considerado interessante para a pele, vias respiratórias, tem efeito antioxidante e propriedades calmantes.
Mel de flor de eucalipto: Possui um sabor mais forte e coloração escura. É interessante para o tratamento auxiliar e alivio de infecções intestinais, vias urinárias e doenças respiratórias.

Mel de assa-peixe: Possui aroma e sabor agradáveis e possui efeito calmante e expectorante.
Mel de flor de laranjeira: Conta com sabor suave e regula a função intestinal e tem efeito calmante.
Mel de cipó-uva: possui ação antioxidante, especialmente no fígado, por isso pode ajudar a diminuir os efeitos do álcool.
Mel do Vale: Em uma área paradisíaca, rota da antiga Estrada Real, na encosta do Maciço da Serra do Caraça, a 1800 metros do mar, está a Fazenda Cachoeira. Nela as abelhas recolhem o néctar que dá origem ao Mel do Vale. Sabor puro, deliciosamente natural, rico em minerais e com a qualidade dos produtos Vale Verde.

Benefícios

Por ser rico em carboidratos e açúcar o doce é ótima fonte de energia.  Além de possuir vitamina A, B, C, D e E, ácido fólico, riboflavina e muitos outros que lhe dão uma qualidade terapêutica. Porém, para ter todas essas qualidades o mel precisa ser puro. 

Os órgãos responsáveis pela fiscalização e regulamentação desse produto não liberam a venda de méis impuros sem que essa informação seja colocada de forma clara no rótulo, portanto preste atenção nos rótulos. Para que sejam liberados e certificados como puros eles devem conter:

  • O selo do ministério da agricultura.
  • O nome da empresa produtora do mel.
  • Nos ingredientes não deve constar nenhum tipo de aditivo, apenas mel.

Atenção!
Contraindicações:

O mel não deve ser consumido por CRIANÇAS MENORES DE UM ANO. Isto porque o alimento pode ter clostridium botulunum, bactéria causadora do botulismo. A doença pode causar problemas de saúde sérios como visão dupla e embaçada, fotofobia, tonturas, boca seca, constipação, comprometimento do sistema nervoso (dificuldades para engolir, falar, se mover) e comprometimento dos músculos respiratórios. Esta quantidade de bactéria presente no mel pode ser prejudicial para crianças com menos de um ano porque elas não possuem a microbiota completamente formada.

Referência: 
Mel – Uma Vida Doce e Saudável
Editora: Alaude/1ª Ed/ 2008

Anúncios

Uma resposta para “Ingrediente da Vez: Mel

  1. Pingback: Camarão embriagado e purê de moranga | Ingrediente da vez·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s