Tortilhas, guacamole e chilli

Sexta-feira mexicana!
Receita de Tortilhas, guacamole e chilli.

Salsa

De origem mexicana, muito utilizada também na cozinha norte-americana, são compostas por legumes, ervas e, às vezes, frutas, quase sempre crus ou cozidos al dente. Os ingredientes são picados ou batidos no processador de alimentos. Salsas são sempre frias e acompanham pratos frios ou quentes. Entre as mais famosas destacamos o guacamole.

O guacamole tem origens indígenas, de acordo com a história, os astecas são os criadores da salsa mexicana mais famosa do mundo. E seu nome se dá a partir de Ahuacatl (abacate) e mole é um nome genérico dado ao molho.

De acordo nutricionistas, guacamole tem grande valor nutritivo, o abacate fornece uma quantidade significativa de gorduras naturais, proteínas, sais minerais, ferro e fósforo. O guacamole mexicano inicial é feito com purê de abacate, suco de limão, tomate, pimenta, cebola, coentro, alho e sal, mas há diversas variações de receitas de guacamole, acrescentando mais temperos e até mesmo frutos do mar como lulas picadas.

A salsa é considerada altamente afrodisíaca e é servida com uma grande variedade de pratos. Hoje na Receita do Dia, vamos aprender desde a preparação da tortilha até o chilli para servimos de acompanhamento.

Tortilhas

Ingredientes:
2 xícaras de chá de farinha de trigo;
1 xícara e 1/2 de chá de água morna;
1 tigela com água para umedecer a mão para trabalhar a massa;
Sal a gosto.

Modo de preparo:

Coloque a farinha de trigo em uma tigela grande e junte a água morna e misture com as mãos até que forme uma bola. Cubra com um pano. Deixe na tigela por 5 a 10 minutos. Depois faça umas bolinhas do tamanho de uma noz. Forre uma forma de tortilha com plástico e por outro plástico. Prense a massa. Depois de prensada abra e retire com o auxílio do plástico. Coloque cada tortilha em uma frigideira de ferro já aquecida 20 segundos para cada lado. Rendimento 8 porções.

Guacamole:

Ingredientes:
2 tomates médios sem sementes;
1 pimenta dedo-de-moça média;
Folhas de 1/2 maço médio de coentro (Usei em pó);
1 abacate médio;
1 cebola média picada;
Suco de 1 limão médio;
3 colheres de sopa de azeite de oliva;
Sal a gosto.

Modo de preparo:

Pique os tomates em cubos pequenos. Abra a pimenta ao meio, elimine as sementes com os filamentos brancos e pique-as em pedaços bem pequenos.  Salpique o coentro em pó ou fatie bem as folhas e reserve. Descasque o abacate, retire o caroço e coloque a polpa num prato fundo. Amasse com um garfo, deixando alguns pedaços e esprema o suco e limão sobre a mistura. Adicione o tomate, a pimenta, a cebola, o azeite e o sal e misture.

Chilli:

Ingredientes:
250 g de carne de porco cozida;
250 g de coxão mole ou alcatra cozida;
100 g de bacon;
1 colher de chá de óleo;
2 cebolas médias fatiadas;
2 tomates médio, sem pele e sem sementes, picados;
1 colher de sopa de pimenta em pó;
2 xícaras de chá de feijão cozido;
6 folhas de alface picadas finamente;
4 colheres de sopa de creme de leite;
Suco de limão.

Modo de preparo:

Pique em pequenos cubos as carnes e reserve. Aqueça o óleo em uma panela e refogue a cebola e o bacon. Junte a carne, os tomates e 4 colheres de sopa de água. Incorpore o chilli e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até a carne dourar e não restar líquido. Retire e reserve.  Coloque o feijão cozido em outra panela e mexa até obter uma pasta. Reserve. Misture o creme de leite com um pouco de suco de limão. Retire os cabos e as sementes da pimenta e amasse. Caso prefira uma pasta de Chilli, bata a mistura final no liquidificador. Pimenta e amasse. Caso prefira uma pasta de Chilli, bata a mistura final no liquidificador.

Fotos Ingrediente da Vez (ps. esqueci de bater a foto da guacamole, prometo postar em outra ocasião).

Referências:

BARRETO, Ronaldo Lopes Pontes. Passaporte para o sabor: tecnologias para a elaboração de cardápios. 8ª Edição. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
Site: EcuRed

Anúncios

Uma resposta para “Tortilhas, guacamole e chilli

  1. Pingback: “Beba Menos, Beba Melhor” Que assim seja! | Ingrediente da vez·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s