O copo Ideal para a sua Cerveja

Não só do copo lagoinha é que se bebe a melhor gelada. Acredite a escolha do copo na hora de tomar aquela cervejinha com os amigos, pode fazer toda a diferença. Quer apostar?

Na Bélgica há mais de 450 cervejas diferentes e para cada cerveja, um copo. O copo, sim este copo que muitos desprezam faz a magia da cerveja acontecer. Ele é responsável pela liberação dos aromas, o que de cara, contribui muito na hora de se embebedar. E para quem não sabe, a maioria das cervejas indicam em seus rótulos, qual tipo de recipiente devem ser servidos. (Todo mundo lendo rótulo de cerveja em 3…2..1) 😛

Estamos cansados de saber que os copos de vidro transparente são os melhores e mais indicados, por isso, evite canecas de plásticos e principalmente copos descartáveis. Agora se quiser aprofundar mais no assunto, veja a seleção: copo + combinação perfeita.

Tipos de copos (1)

Pilsner: Lembra a nossa famosa tulipa, mas não se engane. O seu formato auxilia na formação e na estabilidade da espuma, além de direcionar todo o aroma para o nariz. A diferença do Pilsner e da Tulipa é o pé, que ajuda a minimizar a transferência do calor para a bebida. Pilser combina com cervejas do tipo Pilsen, American Lagers, Dunkel, Schwwarzbiers e Vienna Lager.

Tulipa: É um copo versátil, rs. Pode ser usado para servir cervejas de vários estilos. O corpo modelado (arredondado) tem a função de capturar os aromas. A boca voltada para fora casa perfeitamente nos lábios. A curvatura na parte superior do copo ajuda na estabilidade da espuma. Servir Belgian Ales, Tripels e Lambics, é uma ótima pedida.

Stange: Estreito e reto o copo auxilia na formação de espuma e na concentração de aromas.  Devido a esse formato, o líquido escoa rapidamente e com menos contato com a boca. Utilizado para servir cervejas Altbier e Kolsch.

Weizen: A boca larga já indica que para saborear uma cerveja nesse copo ela tem que ter grande intensidade aromática. A boca grande e o tamanho do copo servem para garantir que todo o conteúdo da garrafa seja servido no mesmo copo para homogeneização do fermento. Acomodam até 500 ml de líquido e são indicados para cerveja do tipo Weizenbier e Weizenbock.

Pint: É um dos mais usados. Ele é uma unidade de medida que corresponde a 568 ml na Inglaterra e 473 ml nos Estados Unidos. O modelo estreito diminui a transferência de calor e faz com que a espuma (ou colarinho) permaneça por mais tempo. Tipo indicado para Ales em geral, Bitter Ales, Pale Ales, Porters e Stouts.

Caneca: Utilizada para servir chope ou cervejas vendidas na pressão. O tamanho e os formatos podem variar, mas na maioria das vezes são de vidro grosso. Podem ser de cerâmica e metal e são resistentes. Tipo indicado para Helles, Export, Maibock, Oktoberfest e Rauchbier.

Shaker: Copo padrão utilizado em muitas choperias ao redor do mundo, por sua versatilidade. Ele combina tanto com Light Lager, quanto com Porters. A estrutura do copo favorece a percepção da cor, espuma e aromaras da cerveja.

Rapidinhas:

– Recuse um copo gelado. Sim, recuse! O contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação que irá diluir a bebida. Essa condensação pode alterar o sabor e a temperatura correta na qual deveria ser servida.

– Nada de lava louças. Lave os copos sempre à mão, e assegure-se de estar bem enxaguado. Os saponáceos (resíduos do sabão) que sobram no copo matam – estragam a cerveja e o seu creme.

– Aceite o colarinho na sua vida. O colarinho serve para manter a temperatura da cerveja. 

Referências:

Livro:

Cerveja Em Casa – Receitas e Dicas Para Fabricar A Sua Própria Cerveja
Beaune, Hallie; Perozzi, Christina / Ed. TAPIOCA

Site: Have a Nice Beer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s