Ingrediente da Vez: Moranga

5019243652_4564b2c6e3_o

Ingrediente da Vez: Moranga Japonesa

Conhecida como abóbora tetsukabuto ou moranga Japonesa, ela tem a forma globular achatada e sua casca é rugosa com gomos suaves.  A abóbora é um fruto da aboboreira Cucurbita e membro da família das Cucurbitáceas da qual também fazem parte melancias e melões.

Cultivadas no mundo todo por ser uma fruta muito saborosa e nutritiva, e até mesmo por fins ornamentais, a abóbora faz parte da categoria dos maiores e mais pesados frutos do mundo.

Origem histórica

Acredita-se que a abóbora seja provavelmente nativa do México e do sul dos EUA. Segundo pesquisas, ela já fazia parte da alimentação das civilizações Maia, Asteca e Inca. No Brasil, as abóboras têm sido cultivadas há anos e estavam inseridas na alimentação dos indígenas antes mesmo da colonização.

Tipos

Dentre as principais espécies de abóbora presente no Brasil pode-se destacar a Cucurbita Moschata, Cucurbita Maxima e Cucurbita Pepo, sendo todas estas espécies de polinização cruzada, o que significa que existem abóboras destas espécies encontradas em diferentes formas, cores e texturas.

As abóboras podem ser descritas como frutas de formato redondo e achatado, geralmente de coloração laranja avermelhado, porém existem espécies de coloração amarela, verde escuro, branco e até mesmo cinza, e sua casca é grossa e lisa, com algumas nervuras.  Suas sementes são pequenas e lisas e na maioria das vezes comestíveis.

As abóboras são cultivadas em clima quente (temperatura entre 20 a 35ºC), pois todas as espécies não sobrevivem a temperaturas abaixo de 10°C. Dentre os maiores produtores podemos destacar: EUA, México, China e Índia. A polpa da abóbora é doce e bastante saborosa. Por isto é muito apreciada na culinária, sendo preparada de diferentes maneiras.

Benefícios para a saúde 

A moranga é rica em betacaroteno, Vitamina C, E e do complexo B, cálcio, fósforo, ferro e potássio. As suas sementes e os óleos extraídos delas são ricos em zinco, gorduras insaturadas benéficas ao coração e ferro.

Receitas que você pode gostar:
Creme de Moranga
Purê de Moranga

Referências:

Site Espaço Nutrição
Ingredientes, Loukie Werle e Jill Cox

Anúncios

2 Respostas para “Ingrediente da Vez: Moranga

  1. Pingback: Receita do dia: Creme de Moranga com Camarão | Ingrediente da vez·

  2. Pingback: Abóbora assada com Mel | Ingrediente da vez·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s