Hummus árabe

Ingrediente da Vez: Grão de Bico

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O grão-de-bico conhecido também como ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala é uma leguminosa da família das fabáceas. Muito consumido na Índia e no Mediterrâneo, o grão trata-se de uma planta herbácea, que mede entre 20 e 50 cm de alturas, suas flores são brancas e desenvolvem uma bainha (estilo um casulo) onde, em seu interior se encontram 2 ou 3 grãos. São arredondados de cor castanho-claro e com periodicidade anual.

A leguminosa é rica em nutrientes como: proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. A grande concentração de celulose na casca do ingrediente estimula o funcionamento do intestino. Do ponto de vista nutricional, o grão-de-bico é um excelente alimento. Rico em amido ele é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. Ele é pobre em água e gorduras e por isso é isento de colesterol. Cada 100 gramas de grão contém 6 gramas de fibras, sendo na sua maioria fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol.

Receita do dia: Hummus com ervas 

O Hommus vem da palavra árabe que significa grão-de-bico. O original consumido pelos antigos leva em sua base: grão-de-bico, gergelim, limão e alho. Mas, no ingrediente da vez vamos utilizar uma receita simples, saborosa e nutritiva.

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Ingredientes
250g de grão-de-bico;
1 cebola pequena ralada;
Salsinha (a gosto);
Coentro (a gosto);
Pimenta-do-reino (a gosto);
2 Pimenta vermelha (a gosto);
1 tablete de caldo de legumes;
Azeite extravirgem;

Modo de preparo:

Despeje o grão-de-bico em um recipiente com água fria. Deixe de molho por 12 horas. Após este prazo, retire os grãos da água fria e, em seguida, ferva-o por 1h30 em água quente. Após cozido, deixe-o escorrendo em uma peneira e retire um pouco das cascas do ingrediente. Rale a cebola e pique as folhas de salsinha e coentro em pequenos pedacinhos. Com um mixer ou liquidificador, triture o grão-de-bico.

Corte as pimentas ao meio, retire as sementes e depois corte-as em pedaços bem pequenos. Acrescente 3 colheres de sopa de azeite. Ponha a pasta em uma panela em fogo baixo. Adicione o tablete de legumes e a pimenta-do-reino a gosto. Com o auxílio de uma colher, mexa a pasta. Misture por mais uns 20 minutos, acrescente mais uma colher de azeite e sirva gelado. Rendimento até 10 porções. 


Referências:

i.legumes
Livro Ingredientes
Fotos: Ingrediente da Vez

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Uma resposta para “Hummus árabe

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