Bolo de Chocolate molhadinho

Ingrediente da vez: Cacau em pó

O cacau é a base do nosso famoso chocolate e é ele que contribui com a textura, cor, sabor e durabilidade do doce. O tipo de cacau utilizado e as misturas entre eles que definirão o sabor e o tipo do chocolate. O cacau em pó é feito com as amêndoas da fruta. O processo para a comercialização acontece a partir da fermentação, secagem e pela torragem.

Diferentemente do chocolate em pó, o ingrediente não possui açúcar em sua formulação. Os sólidos do cacau em pó são a parte com pouca gordura da semente. A sua cor pode variar do marrom claro até um tom profundo de avermelhado. O ingrediente é muito utilizado em receitas, inclusive de brigadeiro e chocolate quente.

O cacau em pó é rico em flavonóides e possui ainda diversas vitaminas e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitamina C e E, além de uma alta concentração de fibra dietética, cerca de 30%. Também contém proteínas e seu valor calórico é definitivamente muito mais baixo em relação ao chocolate. A substância do cacau em pó não se mistura com facilidade. DICA: o truque é dissolvê-lo antes de usar. Em uma pequena xícara com água filtrada, bata o pó com a colher até virar uma pasta. A proporção ideal é: 1 colher do cacau em pó para 3 colheres de água filtrada. Utilize esse truque em todas as suas receitas, pois não tem erro.

IMG_7686 copy

Receita do dia: Bolo de chocolate com cacau em pó molhadinho

Ingredientes para a massa:

3 ovos;
2 xícaras de farinha de trigo;
2 xícaras de açúcar cristal;
2 xícaras de chocolate em pó;
1 xícara de leite morno;
½ xícara de cacau em pó (sem açúcar);
100 g de manteiga ou margarina;
1 colher de chá de fermento em pó;

Modo de preparo:

Em um recipiente separe as gemas das claras. Bata com um fouet as gemas com o açúcar e a manteiga até ter uma mistura cremosa e clara. Adicione a farinha de trigo, o chocolate em pó e a xícara de leite morno. Misture bem todos os ingredientes. Bata as claras em neve e acrescente na mistura o fermento e as claras em neve com delicadeza. Unte um tabuleiro e asse por cerca de 40 minutos em forno médio (180ºC), pré-aquecido. Desforme o bolo ainda quente.

Cobertura:

1 caixa de creme de leite;
1 xícara de chocolate em pó;
½ xícara de cacau em pó;
1 colher de essência de baunilha;
1 caixa de morangos higienizados e cortados em rodelas para decorar.

Modo de preparo:

Leve ao fogo uma panela e misture os ingredientes em fogo baixo; Quando a mistura estiver com uma consistência cremosa desligue o fogo e reserve.

Para molhar o bolo;

½ caixinha de leite condensado;
½ xícara de leite;
Raspas de um limão Taiti;

Misture todos os ingredientes em um recipiente e quando desformar o bolo fure com o garfo o bolo e acrescente a mistura sobre ele e coloque para gelar.

 

Anúncios

Uma resposta para “Bolo de Chocolate molhadinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s